Rita Pinheiro encerra a temporada 2025 do Fala Escritor na Biblioteca Central
A poesia também marcará presença no sarau, com a participação dos poetas presentes e do público, que poderão apresentar suas performances ao longo da programação.
Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, das 17h30 às 20h, o projeto Fala Escritor realiza a última edição da temporada 2025, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SECULT-BA), localizada nos Barris, em Salvador. O público terá acesso gratuito a uma programação que reúne escritores, poetas e artistas em atividades como apresentação musical, feira literária, sarau, roda de conversa e lançamento de livros.
Para esta edição que encerra o ano, a convidada especial é a escritora, poeta, performer, contadora de histórias, arte-educadora, bonequeira, atriz e conselheira estadual de cultura Rita Pinheiro. Quem também faz uma participação é o escritor e professor Cacau Novaes, Doutor em Língua e Cultura e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), idealizador e curador do projeto Nosso Sarau, realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador.
Rita Pinheiro participa do quadro Conversa Franca, em um bate-papo mediado pelos coordenadores do Fala Escritor – Leandro de Assis, Valdeck Almeida de Jesus, Carlos Souza Yeshua e Jorge Baptista Carrano. Na conversa, a artista falará sobre sua trajetória multifacetada e sobre o reconhecimento que conquistou como “Garimpeira da Cultura”, título que reflete sua dedicação em identificar, fortalecer e difundir manifestações culturais, artistas populares e tradições que muitas vezes permanecem invisibilizadas. Além de compartilhar suas experiências e perspectivas, a autora também fará o lançamento do livro Não Desisti de Contar Estrelas (Cogito Editora, 2022), obra que reafirma sua sensibilidade poética e seu compromisso com a valorização da memória e da oralidade.
Já José Carlos Assunção Novaes, conhecido no meio literário e artístico como Cacau Novaes, apresenta o livro Português afro-brasileiro: O preenchimento do sujeito pronominal na comunidade quilombola da Lagoinha (Editora Mondrongo, 2024). A obra é resultado de sua pesquisa de doutorado pela UFBA, realizada na comunidade quilombola de Lagoinha, no município de Nova Canaã, sudoeste da Bahia. O estudo dá continuidade a uma investigação anterior sobre o português popular do Brasil, desenvolvida na cidade de Poções e no povoado de Morrinhos, contribuindo significativamente para a compreensão da origem e formação do português brasileiro.
Serviço
Evento: Fala Escritor – Edição de dezembro 2025, com Rita Pinheiro e Cacau Novaes
Data: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Horário: Das 17h30 às 20h
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, nº 27, Barris – Salvador/BA
Entrada: Gratuita.
Informações:[instagram.com/falaescritor/]@falaescritor
