Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Saiba como aliviar a fadiga ocular digital, provocada pelo uso excessivo de telas

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O uso excessivo de telas pode deixar a vista cansada e irritada

O uso excessivo de telas de celular e computador pode acabar causando um efeito de cansaço e irritabilidade nos olhos, que é conhecida como fadiga ocular digital.

Uma das causas dessa fadiga é a diminuição na frequência do piscar, que reduz em média 60% quando se está de frente a uma tela. Piscando menos vezes, a lubrificação do globo ocular diminui, gerando o desconforto. Além disso, o esforço contínuo para focar em textos pequenos, imagens detalhadas ou mudanças de luz também contribui para a sobrecarga da musculatura ocular.

Marcelo Taveira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, que atua em Brasília, explica: “Quando ficamos muito tempo diante de telas, seja do computador, celular ou tablete, nossos olhos são forçados a focar a curta distância por horas, o que gera cansaço nos músculos oculares. Além disso, há fatores como o brilho da tela, contraste inadequado, má iluminação e a própria postura, que acabam sobrecarregando ainda mais a visão”.

Como aliviar os olhos

Uma maneira que oftalmologistas sugerem para aliviar o desconforto é a adoção de pausas regulares durante o uso de dispositivos. Eles orientam a seguir um esquema conhecido como 20-20-20: a cada 20 minutos de tela, olhar por 20 segundos para algo a pelo menos 20 pés — equivalente a 6 metros no Sistema Internacional de Medidas. Isso ajuda a relaxar os músculos dos olhos e prevenir a fadiga.

Estar sob uma iluminação adequada também é um fator que influencia na fadiga ocular. É importante que seja evitado o contraste entre a luz da tela e a escuridão do entorno.

Manter uma distância entre 50 a 70 centímetros da tela do dispositivo e o posicionamento do dispositivo ligeiramente abaixo da linha dos olhos ajudam a reduzir o esforço visual.

Manter o corpo hidratado e o sono regulado também é indicado pelos médicos, pois a falta de sono agrava os sintomas. O uso de colírios lubrificantes, conhecidos como lágrimas artificiais, pode ser indicado para aliviar o ressecamento, principalmente para quem passa muitas horas consecutivas em frente às telas.

Essas são formas sugeridas de evitar a fadiga dos olhos, contudo, se os sinais de irritação forem frequentes ou se agravarem com o tempo, é fundamental procurar um oftalmologista. Às vezes o desconforto pode estar ligado a outros  problemas, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *