Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Sala Mestres e Mestras da Palavra é inaugurada no Dia Nacional do Escritor

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

O projeto Fala Escritor conduz o Sarau de Inauguração, com a participação do Slam das Minas, do poeta e repentista Mestre Bule-Bule e de outros coletivos de poetas de Salvador.

Nesta sexta-feira, 25 de julho, a Biblioteca Central do Estado da Bahia – unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SECULT-BA), localizada no bairro dos Barris, em Salvador – será palco de uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Escritor.A partir das 18h, acontece a abertura da Sala Mestres e Mestras da Palavra, com apresentação do grupo A Pombagem. Em seguida, às 20h, o projeto Fala Escritor conduz o Sarau de Inauguração, que contará com performances do Slam das Minas, do poeta e repentista Mestre Bule-Bule e de outros coletivos de poetas de Salvador.

Na mesma noite, o público também poderá acompanhar uma nova edição do projeto Encontros Negros – Especial 25 de Julho, que contará com a presença da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, autora do premiado Pequeno Manual Antirracista, obra que trata de forma contundente o racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Para o Encontros Negros, os ingressos foram disponibilizados pela plataforma Sympla e já estão esgotados, devido à lotação máxima do espaço. Já a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavratemprogramação aberta ao público,com entrada gratuita.

Segundo a Fundação Pedro Calmon, a criação da Sala Mestres e Mestras da Palavra representa um avanço para a população baiana, ao oferecer um novo espaço voltado ao estímulo à leitura e ao fortalecimento das políticas públicas do livro, contribuindo também para dinamizar a cadeia produtiva literária no estado. A sala será um ambiente estruturado com recursos tecnológicos e funcionais, destinado a atender a comunidade literária e artística da Bahia, somando-se às ações de fomento ao livro, à leitura e à produção cultural. Com isso, consolida-se como um espaço de criação, divulgação e promoção da literatura, além de se tornar uma referência para escritores, poetas, produtores culturais e demais agentes da palavra.

Fala Escritor – O projeto Fala Escritor, responsável por conduzir o primeiro sarau da Sala Mestres e Mestras da Palavra, firmou parceria com a Biblioteca Central do Estado da Bahia emjaneiro de 2025, tornando o local sua nova casa. Desde então, promove edições mensais do seu clássico recital poético-lítero-musical, que historicamente se destaca como ponto de encontro entre poetas, escritores e amantes da literatura, por oferecer palco a novos e experientes autores que desejam compartilhar suas criações poéticas. Nesta inauguração, o projeto faz as honras da casa e reforça o convite da Fundação Pedro Calmon para que todos os escritores da Bahia – de todos os gêneros literários – façam deste novo espaço, assim como de toda a Biblioteca, a verdadeira Casa do Escritor Baiano.

Esse espaço dedicado aos escritores e escritoras da Bahia – aSala Mestres e Mestras da Palavra– é uma demanda antiga do setor, inclusive do projeto Fala Escritor, que, em 2017, reuniu-se com a Secretaria de Cultura do Estado para apresentar oficialmente esse pleito. Desde então, o diálogo com a Fundação Pedro Calmontem sido contínuo, contribuindo para a concretização dessa importante conquista para a cena literária baiana. O Fala Escritor e os demais grupos literários que aguardavam por esse empreendimento cultural sentem-se contemplados com essa ação da FPC/SECULT-BA, que reafirma seu compromisso com a valorização da literatura produzida na Bahia.

Serviço

O quê: Sarau de inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra
 Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, nº 27 – Barris, Salvador/BA
Quando: 25 de julho de 2025 (sexta-feira), a partir das 18h
Entrada: Gratuita

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *