Salvador recebe diretora da Isadora Duncan Dance Company
Bailarina Lori Belilove vem à capital baiana para participar da 14ª Jornada de Dança da Bahia.
A bailarina americana Lori Belilove vem a Salvador no mês de novembro para ministrar o Workshop Internacional na Técnica de Isadora Duncan (bailarina precursora da dança moderna), que acontece de 14 a 17 de novembro, dentro da programação da 14ª Jornada de Dança da Bahia. O curso será ministrado na Escola de Dança da UFBA e está com inscrições abertas pela plataforma Sympla. Mais informações em www.jornadadedanca.com.
“O principal objetivo do workshop é a descoberta e o cultivo da beleza. Mas precisamos pensar que para atingir a beleza é preciso se reconhecer e também saber que a beleza não está apenas no que é perfeito e apolíneo. Existe uma beleza também naquilo que é dionisíaco. Todo bailarino deve ser capaz de entender as formas de expressão, não se limitar, não limitar o seu corpo a expressões artificiais. A arte da dança deve ser para todos, pois ela é completa. Tem ritmo, forma e sentimento. Essas são as bases do ensinamento”, explica a americana sobre a proposta do workshop.
Ela conta que a expansão da técnica Duncan, desenvolvida no Brasil por Fátima Suarez, a surpreende de forma positiva. “Cada vez que venho à Bahia é uma experiência marcante para mim. Aqui, Fatima Suarez desenvolveu uma escola Duncan, a Escola Contemporânea de Dança que hoje é reconhecida mundialmente pela nossa comunidade. E não só aqui, mas em todo o Brasil, este trabalho vem sendo desenvolvido sempre em parceria com a Isadora Duncan Dance Foundation, que eu dirijo. Como professora, não esperava que o desdobramento deste trabalho fosse tão grande, marcante e bem recebido como tem sido aqui no Brasil. Isso me faz trabalhar cada vez mais no sentido de fazer a dança de Isadora evoluir, pois, a cada dia, o nível dos bailarinos também cresce e se aprimora”.
Fátima Suarez, coordenadora geral e idealizadora da Jornada de Dança da Bahia, ressalta a importância da vinda de Lori Belilove à Bahia como um reconhecimento internacional do desenvolvimento da técnica fora dos Estados Unidos. “Lori Belilove é atualmente a maior representante do trabalho de Isadora Duncan no mundo. Seu trabalho é reconhecido pela crítica especializada americana e mundial. Para nós, recebê-la é um presente e uma honra, pois ela com certeza nos ajuda a encontrar novos caminhos dentro da técnica, qualificando nossos alunos e professores e contribuindo para o crescimento do repertório original de danças de Isadora Duncan já montado por nós no Brasil. Desta vez, além do workshop, ela fará a remontagem da coreografia AVE MARIA de Isadora Duncan para bailarinas do Contemporânea Ensemble”, adianta Suarez.
O grupo Contemporânea Ensemble é a extensão do trabalho da Escola Contemporânea de Dança para o público em geral. Atua na área artística desde 2002, produzindo espetáculos de dança moderna e contemporânea voltados para o público adulto, juvenil e infantil, e trabalha com regularidade sobre o repertório de danças de Isadora Duncan, buscando articular este trabalho a novas propostas contemporâneas de criação e de investigação.
Sobre os benefícios que os bailarinos alcançarão com o workshop, Fátima Suarez destaca o ganho técnico. “Será um workshop de 10 horas onde trabalharemos focados na qualificação dessas pessoas, mas, para além disso, será um momento que teremos a oportunidade de nos aproximar da história da vida de Isadora Duncan e dançar alguns dos seus trabalhos”, diz a coordenadora da Jornada de Dança da Bahia, pontuando que o curso é válido tanto para bailarinos com experiência na técnica Duncan, quanto para aqueles que, tendo outras experiências, desejem descobrir algo essencial na sua dança.
Lori Belilove (EUA) é uma dançarina de terceira geração na tradição Duncan e diretora artística da Isadora Duncan Foundation e da Isadora Duncan Dance Company. Educada diretamente por Anna e Irma Duncan, as “Isadorables”, Lori possui um mestrado em Dança, Religião e Estudos Clássicos pelo Mills College e tem sido uma força vital na preservação e promoção da técnica Duncan em Nova York e no mundo.
Fatima Suarez (BA) é uma pioneira no ensino da técnica Duncan no Brasil. Diretora da Escola Contemporânea de Dança e coordenadora geral da Jornada de Dança da Bahia, Fatima é mestranda em dança pelo PRODAN/UFBA e fundadora do Mantra Centro de Dança. Ela desenvolve cursos de formação e certificação para professores de dança em todo o Brasil, expandindo o legado de Duncan dentro e fora do país.
O Workshop Internacional na Técnica de Isadora Duncan é uma ação da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; apoio de Lori Belilove e da Isadora Duncan Dance Foundation; produção do Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
O que: Workshop Internacional na Técnica de Isadora Duncan
Quando: 14 a 17 de novembro
Onde: Escola de Dança da UFBA
Inscrições: Sympla (https://bit.ly/3NIr5pJ)