Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Samba com pagodão! Feat da Sambaiana e Aila Menezes chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (5)

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

A música composta e interpretada por mulheres, reforça a representatividade feminina dentro do gênero

“Movimento Absurdo”, a música que tem a cara, o gosto e o cheiro do verão de Salvador, chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 5 – faça o pré-save -. O single reúne a potência da Sambaiana com uma das vozes mais marcantes do pagodão baiano: Aila Menezes. A faixa, que traz o groove baiano em sua essência, é assinada por Ju Moraes, Marília Sodré, Rayra Mayara, Lala Evangelista, Mari Buente, Marcinha BB, Grace Profeta e o Coletivo Escrito Por Elas – formado por Luana Matos, Indy, Lari Tavares e Tassia Morais-.

A música, que evidencia a representatividade feminina,  é um chamado à celebração da liberdade, do corpo, da autonomia e da alegria de pertencer a esse universo. De acordo com Marília Sodré, “Foi uma escolha muito consciente e significativa para nós mostrar o pagodão como uma linguagem do samba, em sua forma mais pura. Estar neste lugar, trazendo o pagodão para o nosso público, enquanto banda baiana, é muito importante e nos deixa extremamente felizes.” Já Rayra Mayara, acrescenta que a canção trouxe desafios, mas representa o perfil multifacetado do grupo e a intenção de trazer essa vertente do samba tomando a Bahia como referência. “Aqui foi necessário repensar a linguagem, a orquestração dos tambores e até a presença do cavaquinho nesse gênero que tem evoluído e se transformado ao longo do tempo”, conta.

O protagonismo feminino no pagodão vem ganhando mais potência e espaço, após anos de predominância masculina. Hoje, há um movimento crescente de ocupação e valorização do trabalho das mulheres, tanto no palco, quanto nos bastidores da produção musical, além da discussão de temas relevantes através da arte, como violência contra a mulher, igualdade de gênero e empoderamento feminino, fortalecendo a identificação com o público.

“Fiquei muito honrada com o convite e feliz por fazer parte, sendo respeitada como cantora de pagodão dentro de um gênero tão plural, que conquista rádios e estações por todo o país. A música tem todo o groove do pagodão e a representatividade que a gente tanto ama. O swing de Salvador, da Bahia, é inigualável. Essa célula rítmica, arrastada e envolvente, é única. Espero que as pessoas se sintam à vontade para dançar e cantar, e se preparem, porque ela não vai sair da cabeça”, comemora Aila Menezes.

A união de arranjos de percussão, resultou em uma música com identidade e propósitos, além de valorizar a presença feminina. De acordo com Lari Tavares, integrante do coletivo Escrito Por Elas, “A música já mostrava seu potencial desde a criação. Nossa parceria foi simplesmente incrível, porque juntas criamos uma atmosfera única, cheia de energia boa e a composição fluiu naturalmente. Temos muito orgulho de fazer parte desse som, que com certeza, vai colocar todo mundo para dançar e tem tudo para ser uma das grandes promessas do Carnaval.”

A Sambaiana, que está prestes a completar 6 anos de trajetória, traz pela primeira vez o gênero em sua totalidade para o repertório autoral, reforçando sua identidade e compromisso com as raízes baianas, reunindo vozes e ideias que trazem as mulheres para o cenário como protagonistas, destacando sua força criativa e capacidade de inovação. 

“É a nossa estreia gravando um pagodão, e queríamos muito afirmar o espaço das mulheres, mostrando a importância de valorizar o trabalho feminino. O estilo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e, embora sempre tenha feito parte do samba, agora também se afirma como estilo próprio. Nesse contexto, é essencial destacar a união das mulheres e a visibilidade que merecemos dentro do pagodão”, finaliza Ju Moraes.

Foto: Divulgação 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *