Santa Bárbara: TVE exibe flashes da festa e show de Mariene de Castro
Católicos e candomblecistas celebram, na próxima segunda-feira (04), o dia de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador. As homenagens terão início às 5h com uma alvorada, seguida de missa, procissão e shows. A TVE, canal 10.1, exibirá, ao longo da sua programação, flashes ao vivo dos festejos religiosos e profanos.
A partir das 18h, a emissora transmite com exclusividade o show da cantora Mariene de Castro.
Através do decreto estadual 11.353, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), a Festa de Santa Bárbara é, desde 2008, considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. A programação deste ano inclui show nos largos do Pelourinho, Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D`Água. Atrações como Viola de Doze, Cama de Voz, Catadinho do Samba, Grupos Aro 7 e Nó na Madeira, Vou com Fé…Samba de Oyá, além do ensaio do bloco Fogueirão e Jaké, vão garantir a celebração profana. O show de Mariene de Castro será transmitido ao vivo também pela rádio Educadora FM, pela página oficial do facebook da emissora (/tvebahia), pelo canal do youtube (/tvebahia) e pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.
História
Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, e pertencia a uma família de certa posição social. Às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã. Seu pai, Dióscoro, depositava nela as mais radiosas esperanças em vista de um casamento honroso, mas Bárbara apresentava indiferença às solicitações do pai, até que este descobriu sua condição de cristã.
Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz, vendo a obstinação da jovem cristã em professar a fé, mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas suas feridas sempre apareciam curadas. Pronunciou, então, sua sentença de morte.
O próprio pai, Dióscoro, decepcionado em seus interesses, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e lhe decepou a cabeça. Logo após ter matado sua própria filha, desencadeou-se uma terrível tempestade e o pai, atingido por um raio, caiu morto. O culto de veneração desta santa do Oriente passou para o Ocidente, sobretudo, Roma, onde desde o século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a seu nome.
Siga a TVE nas redes sociais:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
Serviço:
O quê: Cobertura da Festa de Santa Bárbara
Quando: Segunda-feira, 04 de dezembro, a partir das 8h
Onde: TVE, Educadora FM, Portal, Facebook e Youtube da emissora