Seminário ‘Bahia Faz Design’ discutirá os novos caminhos do setor
Os criativos baianos são sempre lembrados como destaque em qualquer atividade da área de design, seja no País ou no mercado internacional. O Carnaval de Salvador é hoje uma grande vitrine para esses profissionais que têm papel fundamental na indústria.
Retomar os grandes eventos voltados para esse mercado é o objetivo do Colegiado Setorial de Design que está resgatando o seminário “Bahia faz Design”, com nova edição no dia 10 de novembro, no Senai-Cimatec (Avenida orlando Gomes), em Salvador, contando com o apoio institucional da Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA). Em momento oportuno mais informações serão divulgadas.
Em reunião com a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), o presidente do Colegiado, Rodrigo Luz, afirmou que o setor está carente de eventos profissionais desde as ações do Liceu de Artes e Ofícios. “Há dez anos que o setor precisa de uma injeção de ânimo. Nossa intenção é reunir profissionais, estudantes e representantes das diversas áreas da indústria e comércio para discutir as inovações no setor”.
O superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões reconhece o papel inovador do design baiano e diz que a secretaria quer estimular ações desse formato, investindo na inovação e na formação de multiplicadores. “O design baiano é referência em todo o território brasileiro e reconhecido mundialmente. Detém um papel muito importante na economia criativa, sendo o Carnaval a grande vitrine dos profissionais, responsáveis também pelos imensos palcos ambulantes que são os nossos trios elétricos, também invenção de baianos. Além disso, tem a área de desenvolvimento de produtos a qual temos grandes profissionais”.
A área de design está contemplada no edital de Economia Criativa, do Fundo de Cultura da Bahia, além das ações do Escritório Bahia Criativa. O coordenador do evento, Neymar Leonardo, ressalta que o seminário comemorará também os 30 anos do primeiro curso formal da área, da Universidade do Estado da Bahia. “Queremos fortalecer a marca Bahia e abrir novas frentes profissionais”, afirma.