Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Solar Ferrão, Museu Udo Knoff e Museu Tempostal participam do IV Fórum Internacional Mês da África

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Negra_Jho

Na semana em que se comemora o Dia da África (25 de maio), os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) localizados no Pelourinho sediam parte da programação do IV Fórum Internacional Mês da África, entre os dias 25 e 27 de maio. O evento é realizado pela Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico (Emunde) com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre as diversas heranças africanas que nos constituem, fortalecer intercâmbios e promover produtos e serviços desenvolvidos por afroempreendedores.

A programação do fórum, que acontece entre 26 e 28 de maio, em Camaçari (Uneb), Salvador e São Francisco do Conde (Unilab), está pautada na ciência, cultura, culinária, inovação, tecnologia, ancestralidade e tradição como vias

de desenvolvimento integrado e sustentável no século XXI. “Diferentes países africanos constituem uma matriz fundamental para a formação do Brasil. Para nós, é importante sediar um evento que celebra este legado”, afirma a diretora de Museus do Ipac, Maria de Fátima dos Santos.

Participam da mesa institucional que abre a programação no Centro Cultural Solar Ferrão no dia 27, às 9h, o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, o coordenador da Rede Emunde, Edson Costa, e a coordenadora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi, Dandara Lopes. O espaço sedia mais duas mesas ao longo da manhã e os participantes também poderão visitar a Mostra de Arte Africana: Coleção Claudio Masella, um recorte do acervo do centro cultural que ficará em exibição somente no dia 27.

O evento terá ainda uma programação paralela. No dia 25 de maio, às 14h, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica promove o bate-papo “A importância do Afroempreendedorismo”, com Negra Jhô, Daniela Conceição (restaurante Alaíde do Feijão), Oliver, o mago, Germano Cruz e Eldon Neves (Unegro), e apresentação musical de Germano Cruz. No dia 26 de maio, às 14h, o Museu Tempostal promove o evento “Projetar o presente”, com exibição do filme “?gbé? Alaketu. Redes Ancestrais. Forças Atuais” e roda de conversa com a equipe realizadora: Jazz da Silva (direção), Lucas Brasil (roteiro), Marise Urbano (design de som) e Rogério Felix (pesquisa).

PROGRAMAÇÃO

Solar Ferrão

27.05.2022

9h

Mesa Institucional

Representante da Secult

João Carlos Cruz de Oliveira (Ipac)

Dandara Lopes (Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais/Sepromi)

Edson Costa (Rede Emunde)

Mesa técnica

Renata Alencar (Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica)

Tâmara Azevedo (Empresa Bahia Turismo e Arte)

Representante do Sebrae Bahia

Prof. Alexsandro Conceição

10h25 – Mesa Cultura, Memória e Turismo nas Rotas AfroCulturais de Salvador

Albino Apolidário (Guardião da Rota Afro do Reggae/Rota Ancestral de Salvador)

Raimundo Santos Bida (Rotas das Artes do Centro Histórico)

Nadinho dos Santos e Liu Silva (Rota Afro Congo Bahia)

Tânia Tigresa (Rota Afro Náutica Cidade Baixa e Rota Afro de São Joaquim)

Mostra de Arte Africana: Coleção Claudio Masella

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho

25.05.2022, 14h – Bate-papo “A importância do Afroempreendedorismo”, com Negra Jhô, Jaqueline Conceição (restaurante Alaíde do Feijão), Oliver, o mago, Germano Cruz e Eldon Neves (Unegro), e apresentação musical de Germano Cruz.

Museu Tempostal

Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho

26.05.2022, 14h – Evento “Projetar o presente”, com exibição do filme “?gbé? Alaketu – Redes Ancestrais, Forças Atuais” e roda de conversa com a equipe realizadora: Jazz da Silva (direção), Lucas Brasil (roteiro), Marise Urbano (design de som) e Rogério Felix (pesquisa).

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *