Tá no ar! Neo soul baiano: Clara Lummeli estreia carreira artística com o single “Surreal”
A história do fim de um relacionamento sob o ponto de vista de quem está terminando é o mote da narrativa de “Surreal”, single que marca a estreia da carreira artística da cantora e compositora Clara Lummeli.
Além da música, que está disponível em todas as plataformas de streaming (onerpm.link/915783849838), foi lançado também um clipe no canal do YouTube da artista: www.youtube.com/@Claralummeli
Em “Surreal”, Clara faz uma reflexão sobre o quão dual pode ser o sentimento de quem precisa assumir e agir diante da necessidade do término. “Não existe um jeito bom para se terminar uma relação, mas ao mesmo tempo existe algo bom por trás disso. Eu quero mostrar a leveza que existe no poder de sustentar decisões difíceis”, explica a cantora.
A música está sempre trazendo a dualidade de um sentimento mais pesado, com a sensação leve de liberdade. A brincadeira paradoxal aparece também no clipe, que foi dirigido e roteirizado por Milena Abreu e conta com direção de arte de Aianne Schramm. O skate vem pra trazer esse lado radical feminino que muitas vezes cai em um limbo do que é visto como surreal. A escolha das locações foi pensada também com o objetivo de trazer leveza para um assunto que pode ser extremamente doloroso, então é sempre essa mistura de sentimentos”, conta Clara.
A primeira frase de “Surreal” surgiu enquanto Clara Lummeli ouvia a música “Natural Woman”, da cantora norte-americana Aretha Franklin. Todo processo de gravação foi feito em parceria com o produtor musical Pedro Leonelli, integrante da banda BAGUM e irmão de Clara. “A primeira gravação oficial foi no estúdio Cremenow de Tiago Simões, um profissional incrível e uma pessoa maravilhosa também. Por fim, gravamos no estúdio de Ton Oliveira e, depois de algumas conversas com meu irmão, conseguimos equilibrar técnica e sentimento e saiu a versão final”, lembra a artista.
Apesar de não sentir ainda a necessidade de se encaixar em um estilo musical específico, Clara Lummeli entende seu trabalho dentro do universo da MPB, com muita influência de neo soul, blues, R&B e rock. “Me aproximo de um neo soul baiano. Pop é o que eu mais escuto no meu dia-a-dia, as divas pops têm meu coração. No entanto, em questão de ritmos musicais, os que eu mais me identifico são R&B, soul, blues”, explica a cantora e compositora.
SOBRE CLARA LUMMELLI:
Clara Lummeli nasceu em Salvador/BA, cursou B.I DE ARTES na UFBA, trabalhou com fotografia, produção audiovisual e cultural e, ao mesmo tempo, cantava como hobbie e fez oito anos de aula de violão. Clara canta desde os 16 anos, mas há apenas dois anos decidiu investir na carreira e fazer aulas de canto para se tornar cantora profissional. Ao lado do produtor musical e irmão gêmeo Pedro Leonelli, Clara está trabalhando no seu primeiro EP, que deverá ser lançado ainda em 2023.
FICHA TÉCNICA:
Música:
Voz e Composição: Clara Lummeli
Produção musical: Pedro Leonelli
Baixo: Pedro Tourinho
Gravação: Cremenow studio e Ton Oliveira
Distribuição: ONErpm
Clipe:
Direção e Roteiro: Milena Abreu
Direção de Fotografia: Erick Lawrence
Direção de Arte: Aianne Schramm
Drone: Alan dos Anjos
Produção: Clara Lummeli
Assistente de produção: Letícia Borghi
Maquiagem: Marina Ferrari
Figurino e Produção de Objetos: Aianne Schramm
Segurança: Wellington
Elenco: Bruna Afonso, Clara Lummeli, Gabriela Souza, Hanna Katarine, Hanna Carneiro, Iyá, Melissa Bispo, Victoria Maria
Still: Júlia Stilfeman
Montagem e Finalização: Erick Lawrence
Agradecimentos: Alan dos Anjos, Andréa, Dendê Crew, Iglu Loc, Julia Stilfeman, Nevolanda Dias, Maria Luiza Miranda, Dimos
Ouça: https://onerpm.link/915783849838
Assista: https://www.youtube.com/@Claralummeli
