Salvador, 21 de June de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Novo Vila Virtual apresenta Hamlet & Ofélia
Domingo 01 Novembro 2020, 20:00

Acessos : 687

A programação de novembro do Novo Vila Virtual abre com o último espetáculo da terceira edição do projeto 3&Pronto 2019: Hamlet & Ofélia. A exibição acontece neste domingo, 01/11, às 20h, no Youtube do Vila. Com texto do dramaturgo português Carlos Alberto Machado e direção de Celso Jr, a montagem acompanha o icônico casal shakespeariano, que aqui não morreu na Dinamarca de séculos atrás, foram transportados para um país em conflito e tentam sobreviver à distopia de violência e desamparo do mundo contemporâneo. Na segunda-feira, 02/11, às 19h, a equipe da peça realiza um bate-papo sobre o espetáculo no instagram do @teatrovilavelha.

Hamlet, o príncipe da Dinamarca e Ofélia , sua amada, formam o jovem e trágico casal do drama escrito por William Shakespeare, encenado  pela primeira vez em 1609, na Inglaterra. Como explica Celso Jr. eles são  “ a ‘ala jovem’ daquele universo. Hamlet está amadurecendo aos poucos e Ofélia precisa lidar com as diferentes formas de relação que ela tem com os três homens de sua vida: o pai, Polônio; o irmão, Laertes e Hamlet, o namorado”.  Hamlet se enreda em seu plano de vingança contra o assassino de deu pai e acaba por destruir a relação com Ofélia que sucumbe à loucura e morre afogada. O príncipe também morrerá durante um duelo, no final da trama.

Para Celso, na releitura feita por Carlos Alberto, “de um certo modo, o Hamlet e a Ofélia de hoje continuam representando esta juventude (que está beirando os 30 anos de idade), perdidos no mundo, submissos a uma situação que parece uma prisão, e encontrando refúgio no entorpecimento das drogas e no álcool. Vejo esses dois no Rio Vermelho, no Baixo Gávea, na Vila Madalena”, esclarece.

No universo criado pelo dramaturgo, o casal de nobres dinamarqueses  abandonou seu país e vive refugiado numa nação em guerra, morando em um quarto de pensão/prostíbulo e sobrevivendo precariamente. Como adianta o diretor, a dona do local “se aproveita da juventude e dos corpos deles, em troca de abrigo, alimentação e drogas. Nesta situação limite, Hamlet e Ofélia amadurecem sua relação e exploram novas formas de afeto”, diz Celso.

“O autor desloca as personagens da peça de Shakespeare e cria uma meta-ficção distópica. A partir desse entendimento, estamos criando um ambiente de bordel sadomasoquista, um clima de clube de sexo, de cabaré e um figurino que mistura materiais ligados ao fetichismo, como couro e vinil, à imagens típicas da cultura pop, como camisetas de Mickey Mouse e tênis All Star”, comenta o diretor, que também está trabalhando com ideias do texto original de Shakespeare e do texto Hamlet-máquina, do dramaturgo  Heiner Müller. “Estamos criando um pós-Hamlet distópico sadomasoquista. Vai ser divertido” conclui Celso Jr.

Celso também está concebendo a trilha sonora do espetáculo e, em parceria com os atores, o figurino. Zuarte Jr. assina a cenografia. No elenco, os atores e atrizes da companhia Teatro dos Novos: Ariel Oliveira, Clara Romariz, Loiá Fernandes, Meniky Marla, Rodrigo Lélis e Vicky Nefertiti.

O PROJETO 3 & PRONTO

A primeira edição do Projeto 3 & Pronto aconteceu em 1995, um ano após a Organização Não-Governamental  Sol Movimento da Cena  estabelecer parceria com a Sociedade Teatro dos Novos para gerir a programação do Vila Velha.  À época, a inspiração para o formato surgiu de uma notícia sobre as estratégias de ação de grupos teatrais canadenses que, por questões legais e trabalhistas, desenvolveram uma maneira de ensaiar e apresentar espetáculos em curtos espaços de tempo.  “Nunca verifiquei a veracidade dessa informação, mas achei incrível a possibilidade de pensar montagens dessa maneira”, lembra o encenador e diretor artístico do Vila Velha,  Marcio Meirelles. “Então formatamos o projeto com essas regras. Três semanas de ensaio, três semanas de apresentação, três apresentações por semana”, explica o diretor.

Na primeira apresentação, em 1995, os textos eram de dramaturgos brasileiros contemporâneos, já a segunda edição, em 2005, tinha como foco a dramaturgia latino-americana. Este ano o projeto apresenta seis textos contemporâneos portugueses, porque uma outra proposta do projeto é exatamente fazer circular a produção dramatúrgica contemporânea  e, atualmente,  Portugal possui uma intensa produção, graças a “uma política pública de teatros nacionais com laboratórios e oficinas permanentes , o que estimula a produção, impressão e divulgação de textos teatrais.  “Presenciei essa  cena portuguesa e pensamos em trazer um pouco desses textos e discursos para cá, para estabelecer diálogo entre esses textos e nossa dramaturgia baiana”, justifica Marcio.

edição 2019 do projeto 3 & Pronto  mantem-se fiel à estrutura das anteriores: três semanas de ensaios, seguidas por três semanas de apresentação, com três apresentações por semana (de segunda a quarta). Sempre com textos da dramaturgia portuguesa contemporânea  dirigidos por baianos.  Este ano o projeto já encenou Storni  - Quiroga, o Mar e a Selva Apaixonaram-se, com texto de Ricardo Cabaça e direção de Hebe Alves, depois  Pela Água, com direção de Fernanda Paquelet para o texto de Tiago Correia. A terceira foi Treva ou Os Princípios da Higiene Funcional, com direção de Paula Lice para o texto de Sabrina D. Marques e a quarta montagem, OssO, com direção de João Sanches para texto de Rui Zink.

O Teatro Vila Velha tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Ficha Técnica

Texto: Carlos Alberto Machado
Direção: Celso Jr.
Assistente de direção: Meniky Marla
Elenco: Ariel Oliveira, Clara Romariz, Loiá Fernandes, Meniky Marla, Rodrigo Lelis, Vicky Nefertiti
Cenografia: Zuarte
Figurinos: Celso Jr. e Companhia Teatro dos Novos
Trilha sonora: Celso Jr. (a partir de elementos de The Lumineers, Cosmo Sheldrake e David Guetta e Gavin Bryars)

Contato  Exibição: No canal do YouTube do Teatro Vila Velha: https://www.youtube.com/user/teatrovilavelha

Valor Grátis

No universo criado pelo dramaturgo, o casal de nobres dinamarqueses abandonou seu país e vive refugiado numa nação em guerra, morando em um quarto de pensão/prostíbulo e sobrevivendo precariamente.

Localização  Teatro Vila Velha
Av. Sete de Setembro, s/n Passeio Público - Campo Grande
Brasil/Bahia/Salvador
40080-005

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.382Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.348Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.138Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.014Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.233Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.048Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: