Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo ‘Depois de Um Acidente de Trânsito’ com a Cia de Teatro Água Viva
Quarta-feira 25 Maio 2022, 20:00

Acessos : 355

Com mais de 400 espectadores na Primeira Temporada, o espetáculo ‘Depois de Um Acidente de Trânsito’, da Cia de Teatro Água Viva retorna ao Teatro Sesi Rio Vermelho, em curta apresentação. As novas exibições acontecem nos dias 04,11,18 e 25 de maio, sempre às 20h.

A tragicomédia apresenta a história de duas famílias que tentam descobrir na justiça quem foi o responsável por um violento acidente. Com muito humor a montagem apresenta o drama que as famílias enfrentam quando se veem envolvidas em um acidente de trânsito.

Além de Salvador, em sua primeira temporada, o espetáculo passou por outras cidades, como Feira de Santana e se prepara para iniciar uma turnê pelo país. Pode ser esperado pelo público momentos de muita emoção e diversão sempre tendo como pano de fundo a importância da educação para o trânsito.

Com texto e direção de Elísio Melo, conhecido pelo público soteropolitano por projetos como “Só os Loucos Dizem a Verdade” e “Último Abraço”, a montagem atende aos protocolos da Organização Mundial de Saúde de combate à pandemia da COVID-19.

O Espetáculo

Sete meses depois de um acidente de trânsito acontece no Fórum a conciliação entre as famílias envolvidas para determinar, analisar, discutir as causas e responsabilidades do acidente. Letícia, mãe de Ana Júlia (20) que sofreu um acidente, encontra-se pela primeira vez com Mário, pai de Samuel (28) que também sofreu o mesmo acidente. Os dois, junto com todos os familiares, estão vivenciando as consequências dessa tragédia e vão lutar por justiça e para identificar o culpado. A Conciliadora Eunice Dantas preside a audiência e quer saber de todos os detalhes e variáveis que levaram ao acidente.

É na intimidade das discussões que os personagens vão se envolvendo e se deparam com suas inseguranças, medos, angústias, fantasias, sonhos e ilusões de felicidade. Nesse instante de fragilidade exposta diante do outro e deles mesmos, o texto mostra com clareza todo esse percurso da vida humana de forma cômica e sensível.

Uma tragicomédia que envolve três personagens com perfis psicológicos bem delineados leva o espectador a refletir e aprender sobre a educação para o trânsito com muito humor e sensibilidade.

Acidentes de trânsito no Brasil

O recente acidente sofrido pelo ex-BBB Rodrigo Mussi confirma os dados, que apontam o cinto de segurança como um dos cinco principais fatores de risco no trânsito, ao lado de: uso do capacete, limite de velocidade, segurança para criança, uso do celular e ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir.

Em 2021, foram registradas 1.350.000 mortes no trânsito. O Brasil ocupa o quarto lugar no mundo, em número de mortes por acidentes de trânsito.

É importante destacar que em novembro de 2020, a palavra Acidente foi substituída por Sinistro de Trânsito, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, na nova Norma Brasileira de Regulamentação – NBR. A substituição é válida para eventos e documentos oficiais. O espetáculo foi escrito e registrado em 2018, por este motivo, também, não carrega a substituição da palavra Acidente para Sinistro de Trânsito.

Por que o mês de maio?

Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza e passou a ser chamado de “MAIO AMARELO”. Trânsito seguro é a gente que faz, é dever de todos torná-lo mais humano e respeitar as leis.

É necessário fazer algo, o teatro também precisa se mobilizar, é necessário dizer, falar o que todos sabem e, às vezes, não querem escutar. É importante conscientizar, também, através do Teatro que o trânsito é perigoso e que todos nós estamos sujeitos aos mesmos riscos. A Educação para o Trânsito é a solução para a existência de um trânsito seguro e o Teatro através do espetáculo “Depois de um Acidente de Trânsito” estabelece com muito humor, variáveis para mudança de comportamento humano no trânsito.

 

Elisio Souza Melo - DRT 2115

Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, com a Tese Educação para o Trânsito e Jogos Teatrais. Mestre em Educação para o Trânsito, Consciência e Desenvolvimento Humano. Graduado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA em Bacharelado em Artes Cênicas - DIREÇÃO TEATRAL, e também em Licenciatura em Teatro. Graduado em Arquitetura pela UFBA. Pós-Graduado em Regionalplanung Raumordnung pela Technische Universität Berlin – Alemanha; em Engenharia de Sistemas Urbanos, Rio de Janeiro; em Planejamento de Transportes Urbanos – UNB, Brasília; em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro; em Gestão de Trânsito pela UNEB.

Como Dramaturgo escreveu e encenou: Depois de um Acidente de Trânsito; Mulheres que acreditaram na piada e modificaram suas vidas; Um dia, um Banco; Só os Loucos dizem a verdade – Parte II – A Outra Ala; Último Abraço; Só os Loucos dizem a verdade; Eqüilátero - Quando o amor tem três lados; Calcanhar de Achilles, Hades - Canção para Giuseppe; Inocente Cravo – A ambição o levou à traição; O Sopro - Monólogo do Vazio; Relações Virtuais – O segredo de cada um; Isso!!! Quatro Cruzados.

Como Diretor montou os seguintes espetáculos: Mulheres que acreditaram na piada e modificaram suas vidas; Um dia, um Banco; Só os Loucos dizem a verdade – Parte II – A Outra Ala; Só os Loucos dizem a verdade; Lembranças de Bertha de Tennessee Williams; Hades – Canção para Giuseppe; Nem Uma Guimba, Meu Deus! de Luis Góes; Só para as mulheres; Guernica, de Fernando Arrabal; Pela passagem de uma grande dor, Caio Abreu; Inocente Cravo – A ambição o levou à traição; Relações Virtuais – O segredo de cada um.

Foi Diretor do XIV Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Em 1998, ao lado de Jorge Gáspari e foi Assistente de Direção do XIII Curso Livre de Teatro da UFBA participando de - Ritos do Amor, Dir. Jorge Gaspari e Os Velhos Marinheiros, Dir. Paulo Cunha – Sala do Coro, Teatro Castro Alves.

Como Ator participou dos espetáculos: Mulheres que acreditaram na piada e modificaram suas vidas; Um dia, um Banco; Só os Loucos dizem a verdade – Parte II – A Outra Ala; Último Abraço; Só os Loucos dizem a verdade; Paixão de Cristo; Extremos da Paixão; O Jesuíta e a Índia; Elogio à Traição; Programa de Rádio; O Pleito; A Arquiteta e o Rei do Ladrilho. Participou de diversos comerciais de televisão

Como Professor de Teatro: Ministrou diversas Oficinas de Teatro na Faculdade Visconde de Cairu, em 2015; Outras Oficinas de Teatro para a turma de Comunicação da Faculdade Integrada da Bahia – FIB e para a turma do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador – UCSal, De 1995 a 2005 ministrou na Escola de Economia e Ciências Contábeis da UFBA a Oficina Faça Teatro, quinze turmas. No Teatro Gamboa, em 2005 e 2006.

 

Thaisis Farias – DRT 1336

Thaisis Farias Fez o OPA - Oficina de Preparação do Ator, o Curso Livre da UFBA de 2001, que teve as mostras cênicas 'O Pão Nosso de Cada Dia' e 'A Farsa Veríssima'. Convidada pela companhia de teatro Art In Sintonia a atriz integrou o elenco do musical 'Pedaço de Mim' e da comédia 'A Lei e o Rei'. Em seu currículo ainda constam experiência como assistente de direção e preparadora de elenco nos filmes baiano 'O Enfermeiro' e 'O Seminarista'.

Vanja Veridiano – DRT 1468

Graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Interpretação Teatral. Participou de diversos comerciais de televisão, vídeos, curta metragem e longa metragem. Em teatro, atuou nos espetáculos: “A mulher sem pecado”; “Os Fuzis da Senhora Carrar; “Baal”; “Oração”; “Picnic no Front”; entre outros.

 

Ficha técnica:

Texto: Elísio Souza Melo

Direção: Elísio Melo

Elenco: Elísio Melo, Thaisis Farias e Vanja Veridiano

Produção: Isaac Moura e Elísio Melo

Iluminação: Rafael Charrete e Vinício Coelho

Sonoplastia: Michel Santos

Fotografia: Augusto Araujo

Realização: Cia de Teatro Água Viva

Serviço:

O Quê: Espetáculo Teatral, Depois de Um Acidente de Trânsito

Onde: Teatro Sesi Rio Vermelho

Quando: Todas as quartas de maio (04,11,18 e 25)

Horário: 20 horas

Preço: Inteira 40 reais, Meia 20 reais.

Classificação: 16 anos

Contato  (71) 992-054-539

Valor R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

É na intimidade das discussões que os personagens vão se envolvendo e se deparam com suas inseguranças, medos, angústias, fantasias, sonhos e ilusões de felicidade.

Localização  Teatro do SESI Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-113Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-027Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-043Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-139Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-263Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-307Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0932Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1230Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1445Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1513Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: