Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Terapia do Abuso de Drogas: CETAD comemora 40 anos

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

O evento também homenageia o professor Antônio Nery Filho, fundador da instituição pública que atende usuários de substâncias

Substâncias que alteram a percepção, os psicodélicos vêm sendo estudados por suas propriedades terapêuticas. No dia de 25 de julho, uma sessão especial comemorativa dos 40 anos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD, traz a Salvador o psiquiatra Dartiu Xavier, professor da Universidade Federal de São Paulo e um dos pioneiros da pesquisa com psicodélicos no Brasil.

Há 30 anos, ele conduz estudos sobre essas substâncias e atualmente está à frente de quatro ensaios clínicos que investigam a ação do princípio ativo dos psicodélicos no cérebro e as possibilidades apresentadas para facilitar o tratamento do abuso de álcool e drogas durante o processo terapêutico.  Seus estudos recentes têm utilizado a Psilocibina e a Ayahuasca em voluntários com transtorno por uso de álcool e nicotina, associando a utilização do psicodélico com psicoterapia, o que se denomina Psicoterapia Assistida com Psicodélico.

As drogas psicodélicas estão sendo cada vez mais consideradas na comunidade científica como uma possível ferramenta na luta contra o transtorno por uso de substâncias e transtornos como depressão, transtorno do estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo. Além dos psicodélicos clássicos, como a Psilocibina, a Dietilamida do Ácido Lisérgico (LSD), a Dimetiltriptamina (DMT) e a Mescalina, a Cetamina e o MDMA também têm se mostrado como promissores agentes terapêuticos. A ação dessas substâncias estará em discussão na mesa coordenada pelo professor Lucas Quarantini, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da UFBA, pioneiro no Brasil dos estudos sobre Cetamina.  Quarantini apresentará os estudos brasileiros e os desenvolvidos na Bahia.

A sessão especial presta homenagem ao professor Antônio Nery Filho, idealizador e fundador do CETAD, programa de extensão do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado para atender usuários com transtornos por uso de substâncias e seus familiares e para a atividade de formação teórica e prática no campo da saúde mental.

Atualmente, o CETAD é campo de prática clínica para três residências médicas em psiquiatria da Bahia, além de campo de estágio para estudantes de medicina e psicologia da UFBA e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Há cerca de dois anos, tem inovado também na atenção aos indivíduos em primeiro episódio psicótico, com a criação do TREMA – Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico para intervenção precoce.

“O CETAD se tornou, ao longo dos anos, uma referência, tanto na formação de novos profissionais de saúde na área dos transtornos por uso de substâncias psicoativas e das dependências comportamentais, como transtorno do jogo e dependência de internet, quanto no seu modelo de atenção psicossocial e multidisciplinar. É um equipamento único e necessário para a atenção em saúde mental para a população de Salvador e do Estado”, destaca Esdras Cabus Moreira, psiquiatra coordenador do CETAD.  

Em 2024, o CETAD acompanhou um total de 4.586 pacientes (2.578 em psiquiatria e 2.008 em psicoterapia). Um serviço público fundamental para o acolhimento e suporte terapêutico de dependentes químicos e os diferentes transtornos relacionados ao uso de substâncias. Relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que mais de três milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso de álcool e drogas.

A sessão que comemora os 40 anos do CETAD é aberta ao público e busca ampliar o conhecimento sobre as novas possibilidades ao tratamento de reabilitação para dependência.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *