Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

“Tieta, o Espetáculo” estreia nesta quarta (13) no Teatro Martim Gonçalves

2 minutos de leituraModo Leitura

Montagem da Escola de Teatro da UFBA revisita personagem de Jorge Amado em leitura contemporânea que mistura festa, denúncia e defesa do meio ambiente

A Escola de Teatro da UFBA estreia nesta quarta-feira (13) a montagem “Tieta, o Espetáculo”, adaptação livre inspirada no universo de Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Dirigida por Wallacy de Andrade, com orientação de João Sanches, a peça propõe uma leitura contemporânea da personagem, explorando temas como hipocrisia social, liberdade, desejo e preservação ambiental.

A temporada vai até o dia 17 de agosto, no Teatro Martim Gonçalves, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Na trama, Tieta retorna a Santana do Agreste após anos de ausência, mais forte e desafiadora. Além de confrontar o passado e os preconceitos da cidade, ela luta pela defesa de Mangue Seco, ameaçado pelo avanço do “progresso”.

“Tieta representa liberdade, desejo, corpo e natureza. Colocar essa personagem diante da destruição de Mangue Seco é também denunciar o que está sendo arrancado da gente. É teatro como resistência, com espaço para a festa, porque no Nordeste a gente resiste dançando”, diz o diretor Wallacy de Andrade.

A montagem reúne direção musical de Luciano Bahia e coreografias de  Lulu Pugliese e  Wallacy de Andrade, integrando música, dança e teatro em um espetáculo político e festivo.

Serviço

TIETA, O ESPETÁCULO
Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA
13, 14 e 15 de agosto – 19h30
16 e 17 de agosto – 15h e 19h
Entrada gratuita – retirada 1h antes (sujeito à lotação)

Elenco: Ana Beatriz Araújo, Anderson Reis, Bruna Seli, Carlos Ferreira Filho, Ed Santana, Emerson Almeida, Fellipe França, John, Letícia Sanfer, Manu Moraes, Taise Paimn, Paulo Reis, Vansx, Vitória Guimarães, Vittor Adél e Yasmin Martins.

Foto: Gabriela Carvalho e Mayra Mendes

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *