Três produções baianas serão exibidas no 32º Festival de Cinema de Vitória, que começa neste fim de semana
O 32º Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado, 19 de julho, no Sesc Glória, e vai até o dia 24, transformando a capital capixaba na casa do cinema brasileiro. Reconhecido como o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o festival exibirá 90 produções nacionais, com entrada gratuita. As obras foram escolhidas pela Comissão de Seleção e serão exibidas nas 11 Mostras Competitivas que compõem a programação do evento. Três produções são da Bahia, entre dois curtas-metragens e um videoclipe.
O curta experimental “O Céu Não Sabe Meu Nome”, de Carol AÓ, será exibido no domingo (20), às 16h, na Sala Marien Calixte, como parte da 10ª Mostra Cinema e Negritude. O curta documental “Na Volta Eu Te Encontro”, dirigido por Urânia Munzanzu, será apresentado na segunda-feira (21), às 19h, no Teatro Glória, dentro da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Já o videoclipe “Ensolarada”, dirigido por Bruna Sozzi com a artista Rachel Reis, será exibido na quarta-feira (23), às 14h, na Sala Marien Calixte, como parte da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes.
Para Lucia Caus, diretora do 32º Festival de Cinema de Vitória, as obras selecionadas fomentam a grandiosidade da produção audiovisual brasileira. “Os filmes que compõem a edição deste ano do FCV, nos entregam olhares distintos da cultura brasileira. Nossa curadoria escolheu uma seleção especial entre os milhares de incríveis filmes que recebemos na inscrição, o que mostra o potencial criativo dos realizadores brasileiros. O público vai poder assistir gratuitamente longas, curtas, videoclipes, com diferentes narrativas que prometem encantar pessoas de diversas idades”.
Todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do evento. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As produções selecionadas para a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.
Comissão de Seleção
A Comissão de Seleção do 32º Festival de Cinema de Vitória é composta por profissionais que têm estreita relação com o audiovisual. São eles: a curadora, cineasta e produtora Flavia Candida, o mestre em Cinema e Artes do Vídeo Waldir Segundo e a pesquisadora, roteirista, curadora, júri e crítica de cinema Viviane Pistache (29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas/ 15ª Mostra Quatro Estações/ 14ª Mostra Foco Capixaba/ 14ª Mostra Corsária/12ª Mostra Outros Olhares). Flavia Candida também assina a curadoria da 10ª Mostra Cinema e Negritude, e Waldir Segundo da 7ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico. A jornalista e produtora cultural Leila Bourdoukan e o pesquisador e professor no Instituto de Artes da Unicamp Gilberto Alexandre Sobrinho assinam a seleção da 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. A doutora em educação Bárbara Maia Cerqueira e a produtora e idealizadora do Cineclube Teresa de Benguela Hegli Lotério foram responsáveis pela curadoria da 10ª Mostra Mulheres no Cinema. A mestra em educação, bacharel em Rádio e TV e professora de audiovisual, Suellen Vasconcelos e o criador do CINEVITOR e apresentador do podcast sobre cinema Plano Geral, Vitor Búrigo respondem pela curadoria da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes. Fechando a lista, a cineclubista, roteirista, produtora e realizadora de audiovisual Margarete Taqueti e o cineasta, produtor audiovisual, roteirista e ambientalista Jefferson de Albuquerque Junior assinam a seleção da 8ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental). Veja o currículo completo dos curadores do 32º Festival de Cinema de Vitória no site do evento (****@************om.br/True” rel=”noreferrer noopener” target=”_blank”>festivaldevitoria.com.br).
Homenageados
Além da intensa programação de exibições da safra recente do cinema brasileiro, o 32º Festival de Cinema de Vitória presta homenagens a duas importantes personalidades da cultura. O Homenageado Nacional desta edição é Ney Matogrosso. O célebre artista tem em seu currículo quase vinte filmes, entre curtas e longas-metragens, em que se destacam trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, com destaque para Sonho de Valsa (1987), da diretora Ana Carolina; e Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla.
Já a Homenageada Capixaba é Veronica Gomes. Uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo, a artista tem uma trajetória expressiva nos palcos e, nos últimos anos, mantém uma relação de proximidade com o audiovisual, com destaque para sua participação nos longas-metragens Os Primeiros Soldados (2022), de Rodrigo de Oliveira, e Margeado (2025), de Diego Zon, além de ser uma presença de destaque na militância cultural capixaba.
32º FCV
De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que apresentará a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema. Toda programação é gratuita.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Canal Brasil. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
