Tudo que vicia começa com C. Por Luis Fernando Verissímo
“Tudo que vicia começa com C. Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.
Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c.
Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c.
Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?
E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.
Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “créeeeeeu”. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade… cinco.
Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o “ato sexual”, e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura…”
Luis Fernando Veríssimo

Amei! Este site é incrivel, lamento que eu nao consiga acompanhar e ler tudo de interessante que por aqui passa. Mas compartilho…
Este texto aqui, vou compartilhar pelo link e copiar e colar mensionando o @ do aldeianago…
Gratidao Helder querido!!!
Obs: gostaria de te pedir uma gentileza:
Se é possível fazer uma publicação comentando sobre a participação do meu companheiro Mimmo Ferreira nesta 3ªvinda de seu Mateus Aleluia aqui para Porto Alegre para fazer um Show, sendo que a primeira vez ele veio para nossa casa nos visitar entao nós, eu, meu marido e Lucas Luz,produzimos o primeiro show dele aqui com o Mimmo na percussão e eu fiz uma.participacao cangando a musica quw seu Mateus me deu para gravar no meu CD, a segunda vez Mimmo fez as percussoes e eu vocal e desta vez somente o Mlmmo tocou com ele. Com a casa lotada, ingressos gratuitos esgotados nas 4 primeiras horas de liberacao, um show extremamente emocionante, verdadeiramente trasncedental, fruto desta harmonia e sincrojia entte ambos… Eu ficaria muito grata se o meu marido pudesse ter uma visibilidade dos leitores aqui do Aldeia, relativa a essa participação porque ele é um ds melhores percussionistas do Brasil, que o seu Matheus sempre o chama sentindo que nao precisa de mais.outros prpfissionais , pois o clima que ambos criam é muito.poderoso… Ancestralidade vibrando ancorada nos tambores e na voz e repertorio do nosso amado Mestre. Além de nossa amizade profunda que nasceu em 2005 quando comecamos a conviver ai na Bahia por 4 anos. Grata desde já.
Beijosss
51 999255048