Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Última Live – Histórias Contadas em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento

2 minutos de leituraModo Leitura
Ultima_Live_Histrias_Contadas_em_Tecidos
Projeto que tem como proposta a promoção da cultura afro-baiana, representada através das estampas do Artista Plástico Alberto Pitta, encerrará sua primeira edição de lives, neste sábado 27 de março, às 17h, através do Instagram. O Histórias Contadas em Tecidos é apresentado no formato virtual através de galeria virtual (website) e redes sociais, como Instagram e Facebook. Além disso, foi disponibilizado canal no Youtube, onde ficarão registradas as lives realizadas por Pitta falando sobre o

processo criativo das estampas.

A primeira live, realizada no dia 28 de Janeiro no Ateliê do Alberto Pitta, teve como tema as estampas produzidas para os Blocos de Índios de Salvador. Durante a live, Pitta apresentou diversos tecidos produzidos para os blocos Commanches, Apaxés do Tororó, Os Guaranis, além do material realizado para o Ilê Aiyê, Muzenza, Filhos de Gandhy, Olodum, entre outros.

 

A 2° Live do Histórias em Tecidos, realizada no dia 27 de Fevereiro, mostrou todas as estampas criadas para o Bloco Cortejo Afro, ao longo de 20 anos.

 

Neste sábado, às 17h, faremos um bate-papo com Alberto Pitta sobre o processo criativo das várias estampas produzidas para blocos específicos de Salvador. Na oportunidade, Pitta vai falar sobre o “Afródromo” um espaço que teve como objetivo dar mais visibilidade para os blocos afro e entidades de matriz africana. A ideia do Afródromo foi proporcionar um “grande espetáculo” nos dias de carnaval.
Alberto se destaca no cenário artístico e cultural da Bahia, sobretudo, no que se refere ao carnaval, resgatando valores estéticos com estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade.
O Histórias conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“Pretendemos ofertar um espaço de materialidades visuais históricas, consistindo em uma exteriorização da simbologia afro-religiosa em Salvador, ao mesmo tempo em que representamos lugares sagrados de criação artística”, destaca Pitta.
Galeria virtual no endereço: historiasemtecidos.com.br

 

Links para as redes:

https://www.instagram.com/historiasemtecidos/

https://www.facebook.com/historiasemtecidos/

https://www.youtube.com/channel/UCBxerBMwzR_qlr5X8E9GrTg

 

 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *