Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Unindo moda e música negra, Afro Fashion Day celebra dez edições em Salvador com lotação de público

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O Afro Fashion Day transformou o Largo do Campo Grande na maior passarela de moda preta do Brasil e abriu oficialmente as celebrações pelo Novembro Negro na capital baiana. A edição especial, realizada nesta sexta-feira (1º), celebrou as dez edições do projeto, criado pelo jornal CORREIO. Além de celebrar a moda com 75 modelos – 10 deles não agenciados selecionados em bairros de Salvador – o evento enalteceu a música negra, com participações especiais de nomes como Larissa Luz, que desfilou e fez o show de encerramento junto com a Quabales Banda. 

 O palco do AFD deste ano foi o maior da história: 13 metros de largura com uma passarela de 75m de extensão total. O desfile foi dividido em três blocos: Percussão Ancestral, Festiva e Contemporânea. Além de Larissa Luz – que usou look assinado por Filipe Dias e Fagner Bispo, em uma ação da AVON, uma das marcas que patrocina o projeto neste ano -, os cantores Ana Paula Albuquerque, Joelma Lima e Rafa Chagas.

Este ano, quase 40 marcas de moda baianas estiveram na passarela do AFD. São elas: Abanto, Ateliê Casalinda, Black Atitude, Balbina, By Aninha, Christian Silva, Criollo, Costa Ribeiro, Deco Sodré, Fagner Bispo, Felipe Dias, Fios de África, Gefferson Vila Nova, Guilherme Almeida Studio, Incid, Inttuí, João Damapeju, Ateliê Jorge Andrade e Neto Monteiro, Katuka, Kelba Deluxe, Kriaça1, Lourrani Baas, Mario Farias, MB Conceito, Mônica Anjos, N’Black, Negrif, Nós Macramê, Olorum, Regina Navarro, Rey Vilas Boa, Silas Filgueira, Tabompravoce, Silverino Oju, Soudam, Ziê e Ori Lewa.

“Reunimos marcas, empreendedores e artistas da Bahia. Parte dos modelos estrearam na passarela, parte deles selecionados em seletivas na Barroquinha e em Cajazeiras, honrando o intuito do projeto de dar visibilidade a novos talentos, além de estilistas e designers negros ligados ao universo fashion no estado”, declara Nelson Pereira, analista de marketing do AFD.

A programação gratuita foi conferida pelo público de mais de 8 mil pessoas que passaram pela praça do Campo Grande ao longo do dia, com início às 11h com a Feira da Sé – uma realização do Instituto ACM com apoio do jornal Correio e da Rede Bahia. Nela, 50 afroempreendedores apresentaram suas criações autorais, incluindo peças de estilistas que estiveram no desfile, além de oficinas. 

No início da tarde, o jornalista Osmar Marrom deu início a um bate-papo musical com as participações de Gerônimo, Márcia Short, Guga Cammafeu e Nitorê. Logo após, a programação continuou com oferecimento do Salvador Bahia Airport, com live art com Lucas Matos e apresentações da Orquestra de Berimbau, Aline Souza e DJ Belle.

O evento teve direção artística de Gil Alves, direção musical de Thiago Pugah, produção executiva de Erica Telles, coordenação de moda e styling de Fagner Bispo, assistência de styling de Filipe Dias e Isabela Nascimento, beleza do desfile assinada por Dino Neto e Roma Aragão e cenografia de GMF Arquitetos.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador.

Compartilhar:

Mais lidas