Viola Davis no Carnaval de Salvador: Banda Ibéji lança música de empoderamento feminino inspirada na artista e reforça a capital baiana como o maior quilombo urbano das Américas.
A Banda Banda Ibéji se apresenta domingo (15/02) no Circuito Osmar (Avenida). Concentração e desfile a partir das 11h.
A força resiliente de Viola Davis em “A Mulher Rei” atravessou o Atlântico e se transformou em música no Carnaval 2026. A canção “Negra Rainha”, destaque do novo álbum da Banda Ibéji, é um tributo autoral à nobreza e à estratégia das mulheres negras, unindo o brilho de Hollywood à resistência ancestral de Salvador. “Viola Davis nos lembra que nossa realeza é inerente ao sangue”, afirma a cantora Maria Alice.
A ex-The Voice Kids deu corpo à composição de Ivo Viana e Marta Santana, e imprimiu o impacto emocional causado pela performance da atriz norte-americana. A faixa transcende o entretenimento carnavalesco para se tornar um manifesto de representatividade. “Nesse trabalho, a banda ganha mais expressão e mostra toda a sua potência nesse momento em que o Bloco Ibéji celebra 30 anos de legado e o título de bicampeão do Troféu Dodô & Osmar”, reforça Maria Alice.
Regência de Kitembu
O bloco mergulha na cosmologia bantu através do tema “Kitembu – Guardião da Vida, dos Ciclos e da Ancestralidade”. O desfile celebra como o tempo (Kitembu) permitiu ao Ibéji maturar sua arte sem perder a raiz, reafirmando o compromisso com a preservação da história oral africana no coração da folia – de acordo com a Lei 10.639/03. Na tradição de matriz africana, Kitembu é a divindade do tempo e dos ventos, o senhor das mutações. “Trazer esse símbolo para o Carnaval de Salvador — a maior festa de rua do planeta — reforça a capital baiana como o maior quilombo urbano das Américas”, antecipa o compositor Ivo Viana.
O Bloco Afro Infantil Ibéji atinge um marco histórico em seu 30º desfile no Circuito Osmar: a transição definitiva de sua ala musical para uma composição independente, de alcance nacional, deixando para trás o formato exclusivamente percussivo de 2018 para estrear na cena do Afro-Pop e Afrobeat. Ouça o álbum Afro Nexus: A Convergência: nesse link: https://suamusica.com.br/afronexusaconvergencia
O elemento dessa evolução é o novo álbum “Afro Nexus: A Convergência”, que funciona como um manifesto técnico da nova fase. A sonoridade funde a tradição bantu ao vigor do Afro House, posicionando a banda como um dos projetos musicais mais maduros da nova geração.
“Não somos mais apenas a trilha de um desfile; somos uma convergência global de ritmos pretos”, define a presidenta do Bloco, Marta Santana. Assim, o lançamento nacional utiliza o Jubileu de Pérola do bloco como alavanca para apresentar uma Maria Alice artisticamente sólida, capaz de transitar entre o lúdico e o pop contemporâneo com maestria técnica.
SERVIÇO:
Desfile do Bloco Afro Infantil Ibéji – Kitembu: Guardião da Vida, dos Ciclos e da Ancestralidade.
Domingo, 15/02, a partir das 11h, no Circuito Osmar (Avenida).
Atração: Banda Ibéji.
Ingressos via Sympla ou no balcão Samba Vivo.
