Viva a Língua traz a Salvador o chef angolano Helt Araújo, o guitarrista português Pedro Jóia e o fotojornalista português Nuno André Ferreira
Durante os dias 03 e 15 de outubro, o Festival da Língua Portuguesa vai ocupar espaços culturais importantes em Salvador, como o Palacete Tira-Chapéu, o Cineteatro 2 de Julho, a Varanda do Sesi, o Boteco Português e o Gabinete Português de Leitura
Salvador será palco de atrações nacionais e internacionais consagradas entre os países de Portugal, Angola e Brasil, com a chegada da 2ª edição do Festival “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”, que acontecerá nos dias 03, 09, 11 e 15 de outubro, em espaços culturais simbólicos da capital baiana, como Palacete Tira-Chapéu, o Cineteatro 2 de Julho, a Varanda do Sesi, o Boteco Português e o Gabinete Português de Leitura.
Nomes como o chefe angolano, Helt Araújo – reconhecido por resgatar e reinventar a gastronomia angolana com pesquisa de produtos nativos através da Fundação Ovina Yetu; o guitarrista, compositor e diretor musical português, Pedro Jóia – que já se apresentou com artistas brasileiros como Ney Matogrosso – a cantora e compositora Sued Nunes, recentemente nomeada para os Grammy Latino, e o fotojornalista português, Nuno André Ferreira, premiado pelo Word Press Photo, um dos maiores prêmios de fotografia do mundo.
Todos eles estarão no festival, que celebra a língua falada, escrita e vivida pelas pessoas dos países que têm o português como língua materna.
De acordo com Ricardo Duarte, idealizador do projeto, o “Viva a Língua” veio para ficar e mostrar o quanto é importante a cidade ter um evento que promova uma troca genuína entre as pessoas através da arte. “É fantástico poder concretizar mais este capítulo do Viva a Língua. Salvador é a cidade perfeita para ser o ponto de encontro destas experiências únicas, desta partilha”, destaca.
Uma noite portuguesa
Entre as atividades a serem realizadas, está o show internacional e inédito do músico português, Pedro Jóia. Com entrada gratuita e sujeito a lotação, ele se apresenta no dia 03 de outubro, às 18h, na Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho. O primeiro dia de programação abrirá com uma homenagem ao músico português, Carlos Paredes, que completaria 100 anos de nascimento.
Para o cônsul-geral de Portugal na Bahia, Ricardo Cortes, que patrocina o primeiro dia do festival, ter uma noite portuguesa e Pedro Jóia como atração é uma honra. “É um enorme prazer trazer a cultura portuguesa para a histórica cidade de Salvador”, diz Cortes.
Logo após o espetáculo, o público poderá participar de uma experiência gastronômica única e inédita com bate-papo em um jantar para 60 pessoas, no restaurante Boteco Português, também situado no bairro do Rio Vermelho, com a participação do chef português e proprietário do espaço, Gonçalo Ramirez. “O Boteco Português, como embaixador da cultura e gastronomia lusitana em Salvador, vê nesta parceria uma oportunidade única de celebrar, lado a lado, a música, a tradição e o sabor que unem Portugal e Brasil”, enfatiza Ramirez.
Noite inesquecível no Tira-Chapéu
Um jantar a seis mãos e com ingressos limitados. O “Viva Língua” vai trazer um encontro original e memorável, reunindo três chefs conceituados, o angolano Helt Araújo, a brasileira Preta, do restaurante Preta e o chef português Gonçalo Ramirez, no dia 09 de outubro, das 19h às 23h, no Palacete Tira-Chapéu, Centro Histórico de Salvador.
Juntos, eles irão traçar um mapa da língua, perfeitamente desenhado em um menu especial que destaca as diferenças e semelhanças entre os países. Logo após, acontecerá uma apresentação musical com a cantora e compositora baiana, Sued Nunes, que relaciona a música à ancestralidade e vai apresentar um repertório de canções próprias e outras autorias, no Salão do Piano, no Palacete.
Imagem, tradição e arte
Seguindo para o terceiro encontro do Viva a Língua, será apresentada a mostra fotográfica “São João – Cá e Lá”, no dia 11 de outubro, das 14h às 16h, no Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, com entrada gratuita.
A mostra vai reunir 40 imagens de uma das maiores festas populares, o São João, que acontece tanto no Brasil quanto em Portugal. Através de um intercâmbio fotográfico, os fotojornalistas Lenon Reis (Brasil) e Nuno André Ferreira (Portugal) realizaram um registro cheio de dizer e tradição, que se tornou a exposição.
História e pertencimento
Para fechar o Festival, será realizado o debate “Conversa com História” no dia 15 de outubro (quarta-feira), no Cineteatro 2 de Julho, no Irdeb (Federação), das 15h às 17h, com uma roda de conversa que será mediada pelo historiador baiano Rafael Dantas e o jornalista português Ricardo Duarte.
Aberto ao público, o evento terá a presença do historiador baiano André Carvalho, o doutor em história social, Elias Alfama Vaz Moniz, o Adido Cultural da Embaixada de Angola no Brasil e diretor da Casa de Angola, Luandino Carvalho, e da professora da Unilab, da GUiné-Bissau, Artemisa Monteiro.
O “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” é um projeto via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), com apoio da Embaixada de Portugal em Brasília, o Consulado Geral de Portugal em Salvador, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Gabinete Português de Leitura, o Palacete Tira-Chapéu, TVE, a Rede AMO, a Sintonize, Ser Tão Filmes e Inova Mídia.
Serviço:
Segundo momento do “Viva a Língua” – Festival da Língua Portuguesa, 2ª Edição
Quando: 03, 09, 11 e 15 de outubro
Onde: dia 03 (Teatro Varanda do Sesi Rio Vermelho), dia 09 (Palacete Tira-Chapéu – Centro Histórico), dia 11 (Gabinete Português de Leitura – Piedade) e dia 15 (Cineteatro 2 de Julho – Federação).
Quanto: ingressos gratuitos para todas as sessões, exceto para o evento do Restaurante Boteco Português e o evento no Palacete Tira-Chapéu (ingressos limitados). Para mais informações sobre os ingressos: @festivalvivaalingua
Realização: Baiano Eventos via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM)
Informações à imprensa: AGL Comunicação | Ana Geisa Lima | (71) 99289-1427 | ag***********@***il.com |
Programação:
03.10 – Sexta
Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho
18h – Show musical de Pedro Jóia – (aberto ao público)
21h – Experiência gastronômica no Restaurante Boteco Português (ingressos limitados)
09.10 – Quinta
Palacete Tira-Chapéu (Centro Histórico de Salvador)
19h às 23h – Experiência gastronômica – Mapa da Língua nos três continentes (ingressos limitados)
Show musical de Sued Nunes
11.10 – Sábado
Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade)
14h às 16h – Mostra fotográfica completa “São João – Cá e Lá” – (aberto ao público)
15.10 – Quarta
Cineteatro 2 de Julho, Irdeb (Federação)
15h às 17h – “Conversa com História” (aberto ao público)
Historiadores de Brasil, Angola e GUiné-Bissau debatem a importância do conhecimento da História dos países que partilham a língua.
