Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

XAUIM vence o Music Video Festival com ‘Maria Felipa’, premiado como um dos melhores videoclipes do ano

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O cantor, compositor e diretor XAUIM acaba de ser premiado no Music Video Festival (MVF), o maior festival de videoclipes do Brasil. Seu clipe “Maria Felipa” conquistou o prêmio de Revelação em Direção Nacional – Escolha do Júri, destacando-se entre as melhores produções audiovisuais do ano. Assinando tanto a música quanto a direção do vídeo, XAUIM reafirma a potência das narrativas negras no audiovisual brasileiro ao revisitar a luta pela independência do Brasil sob uma perspectiva afrocentrada e popular.

Gravado em Saubara, Bahia, o videoclipe entrelaça duas narrativas potentes: a emboscada contra as tropas portuguesas, liderada por Maria Felipa, e o encontro com as Caretas do Mingau, manifestação cultural feminina profundamente ligada à história da independência da Bahia. Ao lançar luz sobre essas personagens e tradições, XAUIM transforma sua obra em um ato de resgate histórico e afirmação cultural.

“Receber um prêmio na mesma noite em que artistas como Liniker e Anitta também foram premiadas, foi muito potente! E teve um sabor especial saber que eu estava ali defendendo um trabalho que joga luz sobre a história do nosso território. Viva Maria Felipa! Viva o 2 de Julho!” – XAUIM

Uma conquista para a música e o audiovisual baiano

A vitória no MVF reforça a importância de preservar e amplificar memórias como as do 2 de Julho e das heroínas negras da independência. O reconhecimento nacional solidifica XAUIM como um artista multidisciplinar, capaz de conectar som, imagem e história em um projeto de grande impacto cultural.

“Maria Felipa é a personificação das histórias que resistem nas margens, que não foram incluídas no projeto oficial de nação, mas que permanecem vivas na cultura popular. Essa música não é apenas um tributo a essa heroína; é também uma homenagem a todas as mulheres que, como ela, foram invisibilizadas, mas que tiveram papel essencial na construção da resistência brasileira. Parafraseando Glauber Rocha: as crianças brasileiras não devem acreditar em uma independência às margens do Ipiranga. Close em Maria Felipa, a verdadeira imagem do povo brasileiro. Receber esse reconhecimento do MVF é a confirmação de que essas vozes precisam e merecem ecoar ainda mais longe.” – XAUIM

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *