XII Festival de Percussão 2 de julho divulga programação
Entre os dias 24 e 29 de julho, Salvador recebe o XII Festival de Percussão 2 de julho. Atividade de extensão do Núcleo de Percussão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculado à Escola de Música da UFBA (EMUS), o evento tem como principais atividades seminários, palestras, fóruns de discursão, oficinas e concertos de solistas e de grupos de percussão.
Na edição de 2023, são ofertadas 08 oficinas, palestras e masterclasses e quase 30 atrações em 6 dias de festival, que acontece no Teatro SESC Pelourinho.
Com público estimado de 1500 pessoas, o Festival 2 de julho é um projeto referência na área de percussão no Brasil, que coloca em perspectiva a possibilidade de um diálogo efervescente entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza de nossas tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.
Coordenado pelos professores da EMUS Aquim Sacramento e Jorge Sacramento, o evento possui também a assistência de produção dos discentes do curso de Percussão e conta com a participação de músicos, não músicos, percussionistas de Salvador, alunos da UFBA e de outras universidades brasileiras e de outros países.
O Festival 2 de julho foi criado em 2003,como uma atividade de encerramento de projetos do Núcleo de Extensão da UFBA. Ao decorrer das edições seguintes, o que iniciou apenas como uma atividade complementar tomou uma proporção muito maior e transformou-se em um dos mais importantes eventos de percussão da Bahia e do Brasil.
A programação completa do festival está disponível em sua conta do Instagram: https://www.instagram.com/festival2dejulho/
