Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

XXXVII Marcha da Consciência negra zumbi dos palmares 2016 dia Nacional da Consciência Negra

2 minutos de leituraModo Leitura
Conciencia_Negra

A CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras, representada localmente pelo Fórum CONEN – Bahia, mais uma vez estará realizando neste domingo, 20 de novembro, a partir das 14 horas a 37º MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI DOS PALMARES 2016, partindo do Campo Grande até o Pelourinho.

Trata-se de um ato político de caráter panafricanista, que anualmente traz a reflexão da história do QUILOMBO DOS PALMARES e seu último grande líder e herói do povo negro, ZUMBI DOS PALMARES.

A 37§ Marcha da Consciência Negra terá como tema: “MALÊS UMA OUTRA REVOLTA NA DÉCADA INTERNACIONAL AFRODESCENDENTE 2015 – 2024”, o tema representa uma campanha da CONEN, reivindicando exaltar a Praça do Campo da Pólvora enquanto sitio histórico da memória da população negra, pois a exemplo da Praça da Piedade, naquela praça foram fuzilados em 1835, 4 heróis lideres negros da Revolta dos Malês. Requer a campanha que o poder estadual e/ou municipal instalem naquela praça monumento homenageando este feito histórico e seus líderes.

A Revolta dos Malês, ocorrida em 25 de janeiro de 1835 aqui em Salvador, se constitui em um referencial de alto grau simbólico, de natureza histórica, política e cultural da participação do povo negro nas lutas desde África até o Brasil, contra o poder imperialista, assassino e opressor, lutas estas, importantes para à elevação e consolidação da autoestima e do pertencimento na diáspora africana.

Enquanto ato político, os posicionamentos no decorrer da atividade estarão contextualizando com outras bandeiras de luta relacionadas à conjuntura do nefasto momento político nacional.

A 37ª Marcha da Consciência Negra começa sua concentração às 14h no Largo do Campo Grande e fará o cortejo pela avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus.

 

Compartilhar:

Mais lidas