Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

3 Sinais Produções realiza exibições e debate em Salvador

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

A 3 Sinais Produções retorna às telas com uma programação especial, que mergulha no universo do horror a partir de um olhar sensorial, psicológico e espectral. Neste encontro, a Saladearte Cinema da UFBA se torna espaço de investigação artística e crítica, propondo reflexões sobre o medo como linguagem e as camadas invisíveis da realidade.

A sessão intitulada ‘Espectros inconscientes: o cinema espectral nas produções da 3 Sinais’ acontecerá no próximo sábado (13) e contará com a exibição dos quatro filmes da produtora: Três Sinais (2022), Assombrada (2024), MEDO e Parallax (ambos de 2025). A sessão marca a primeira exibição na trajetória dos últimos projetos. Após a mostra, acontecerá um debate conduzido pelos integrantes do Grupo (An)arqueologias do Sensível (Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação, Cinema e Audiovisual da UFBA), coordenado por Marcelo Ribeiro e Adil Lepri, explorando a presença dos espectros na cinematografia da produtora e seus desdobramentos estéticos, narrativos e sociais.

Dentre os filmes da mostra, acontecerá a pré-estreia oficial do média-metragem Parallax. O filme de Farias Aguiar é um desdobramento do espetáculo de dança de mesmo nome, dirigido por Andreza Bastos. A obra investiga a complexidade das emoções na dicotomia da existência, explorando a multiplicidade do eu e a busca pela unicidade do ser. Na versão audiovisual, Parallax amplia as possibilidades interativas do espetáculo e marca um novo momento criativo da produtora. A estreia oficial do filme acontece no dia 20 de setembro, também na Saladearte Cinema da UFBA.

Foto: 3 Sinais Produções

SOBRE A PRODUTORA

Fundada em Salvador, a 3 Sinais nasceu do encontro de amigos apaixonados por cinema e pelo desejo de explorar narrativas de horror de forma original e autoral. Em pouco mais de dois anos de existência, a produtora já construiu uma filmografia que une estética, crítica social e experimentação. A 3 Sinais também tem expandido para outros formatos e áreas artísticas, como a cobertura audiovisual de espetáculos de teatro e dança, somando mais de 20 projetos documentados.

À frente da produtora está Farias Aguiar, jornalista, pesquisador, cineasta e crítico de cinema baiano. Diretor, roteirista e montador, ele transita entre ficção, crítica e experimentação estética, sempre interessado em investigar os espectros da memória, dos sonhos e do medo. Com uma trajetória marcada por colaborações em diferentes funções no audiovisual baiano, Farias estreou na direção com Três Sinais e, desde então, vem consolidando um percurso artístico singular, com obras que aproximam o cinema do horror às camadas psicológicas e sociais do cotidiano.

Foto: 3 Sinais Produções

PROJETOS FUTUROS

O diretor também já prepara seu próximo filme, Pequenos Pesadelos, atualmente em fase de captação via financiamento coletivo no Catarse. O curta-metragem, escrito por Farias Aguiar e Tito Ferreira, investiga os medos mais profundos a partir do reencontro de quatro amigos de infância após a morte prematura de Júlia. Presos em uma noite na casa onde cresceram, terão que enfrentar seus maiores temores para sobreviver até o amanhecer.

A obra marca a primeira parceria entre Aguiar e Ferreira e será o quinto filme da 3 Sinais Produções, consolidando a trajetória da produtora em narrativas originais de horror que exploram o universo dos sonhos, da memória e da ausência.

Para apoiar a realização de Pequenos Pesadelos basta acessar a plataforma do Catarse em: https://www.catarse.me/pequenos_pesadelos_4b61

SERVIÇO

Espectros inconscientes: o cinema espectral nas produções da 3 Sinais

O que: Exibição dos filmes Três Sinais, Assombrada, MEDO e Parallax + Debate com o grupo (an)arqueologias do sensível

Data: 13 de setembro

Horário: 9h às 12h

Local: Saladearte Cinema da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do Canela Aberto ao público, sujeito à lotação

Estreia de Parallax

O que: Estreia oficial do média-metragem Parallax

Data: 20 de setembro, às 9h

Local: Saladearte Cinema da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do Canela

Aberto ao público, sujeito à lotação

EQUIPE

Direção e Produção Executiva: Farias Aguiar

Direção de Produção: Beatriz Sá

Produção: Caio Lopes

Assistente de produção: Liz Vernin, Juliana Vasconcelos e Gustavo Osório

Design: Caio Lopes

Redes Sociais: Juliana Vasconcelos

REALIZAÇÃO

3 Sinais Produções e Grupo (an)arqueologias do sensível

APOIO

CA Produções Artísticas, FACOM, PROEXT, Saladearte e UFBA

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *