Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Agosto de memória, identidades e acessibilidade no programa educativo da Casa das Histórias e Galeria Mercado

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura

Visitas mediadas, cineclube, cursos, oficina de criação e contação de histórias integram a programação dedicada à valorização da diversidade cultural

A Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado realizam, ao longo do mês de agosto, uma programação educativa que articula memória, ancestralidade e diversidade cultural. As atividades incluem visitas mediadas, exibição de filme, curso formativo, oficina de criação e contação de histórias, convidando o público a vivenciar experiências críticas, lúdicas e inclusivas. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

A programação tem início nas quintas-feiras (07, 14, 21 e 28/08), às 10h e às 14h, com a visita guiada Percursos de Memória: Mediação e Jogos nos Espaços da Casa das Histórias e Galeria Mercado. A proposta conecta as exposições, a história dos prédios e a memória da região, estimulando a participação ativa de públicos de todas as idades por meio de jogos pedagógicos.

Na quarta-feira (13/08), às 14h, o auditório Makota Valdina (CHS/ Arquivo Público) recebe mais uma edição do Cineclube com o filme Orin – Ensinamento do Tambor, em parceria com o SalCine. O filme convida à escuta sensível das tradições afro-brasileiras, ressaltando música, oralidade e ancestralidade. Após a sessão, acontece uma roda de conversa sobre memória, identidade e resistência cultural.

Curso Memória e Educação: Arte, Exposições e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, ministrado por Felipe Tuxá, acontece no sábado (16/08), das 9h às 12h, no auditório Makota Valdina. A atividade propõe apoiar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas às Leis 10.639/03 e 11.645/08. Ao longo do curso, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel das exposições, das narrativas visuais e da produção artística como ferramentas pedagógicas para abordar temas como ancestralidade, territorialidade, resistência, racismo estrutural e diversidade cultural. 

No sábado (23/08), às 14h, o 1º andar da CHS recebe o Projeto Soró*: Contando e ouvindo histórias (Histórias Indígenas), voltado a crianças e famílias. A atividade promove uma imersão nas tradições orais dos povos indígenas, incentivando a escuta e a valorização dos saberes ancestrais.

Oficina Cartografias afetivas e oralitura de Salvador, realizada pelo Coletivo Arquiteturas da Revolta, acontece na quarta-feira (27/08), às 14h, na CHS. A proposta reflete sobre memórias, deslocamentos e afetividades a partir do aterramento do perímetro da Casa das Histórias, inspirada no conceito de Oralitura, da professora Leda Maria Martins.

Encerrando a programação, no sábado (30/08), às 14h, o auditório Makota Valdina recebe o Curso Acessibilidade e Mediação Cultural | Audiodescrição Poética: Uma Vivência Sensorial, conduzido por Irá Vilaronga em parceria com o projeto Dê um sinal. A atividade oferece uma vivência inclusiva e formativa sobre audiodescrição poética como linguagem artística e ferramenta de acessibilidade.

*Projeto Soró

De origem yorubá, a palavra Sòrò significa “falar”. A ação propõe a contação de histórias como forma de compartilhar saberes e narrativas, estimulando a imaginação, a escuta e o reconhecimento das identidades culturais.

Equipamentos Culturais 

A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.

Confira a programação completa para o mês de agosto:

Atividade: Percursos de Memória: Mediação e Jogos nos Espaços da Casa das Histórias e Galeria Mercado

Data: 07, 14, 21 e 28/08 – quintas-feiras

Horário: 10h às 11h e 14h às 15h

Público: Geral

Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Atividade: Cineclube Filme Orin – Ensinamento do Tambor, roda de conversa ao final

Data: 13/08 – quarta-feira

Horário: 14h

Público: Geral

Onde: Auditório Makota Valdina – CHS/Arquivo Público de Salvador

Atividade: Curso Memória e Educação: Arte, Exposições e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, ministrado por Felipe Tuxá

Data: 16/08 – sábado

Horário: 9h às 12h

Público: Educadores e Geral

Onde: Auditório Makota Valdina – CHS/Arquivo Público de Salvador

Atividade: Projeto Soró: Contando e ouvindo histórias (Histórias Indígenas)

Data: 23/08 – sábado

Horário: 14h

Público: Crianças e Famílias

Onde: 1º andar – Casa das Histórias de Salvador

Atividade: Oficina Cartografias afetivas e oralitura de Salvador, com o Coletivo Arquiteturas da Revolta

Data: 27/08 – quarta-feira

Horário: 14h

Público: Geral

Onde: Casa das Histórias de Salvador

Atividade: Curso Acessibilidade e Mediação Cultural | Audiodescrição Poética: Uma Vivência Sensorial, com Irá Vilaronga e parceria com a Dê um Sinal

Data: 30/08 – sábado

Horário: 14h

Público: Geral

Onde: Auditório Makota Valdina – CHS/Arquivo Público de Salvador

SERVIÇO

Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Acesso gratuito para as atividades nos dois equipamentos

Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla

Funcionamento: 

Casa das Histórias de Salvador: Terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, e entrada sempre até às 16h

Galeria Mercado: Terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30, e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 14h, com última entrada até às 13h30

Endereço:

Casa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio

Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *