Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Curadoria no cinema: livro inédito reúne artigos de curadoras brasileiras e propõe debate sobre o tema

6 - 9 minutos de leituraModo Leitura

Lançamento acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro, durante masterclass realizada em Salvador e Cachoeira, na Bahia. Projeto também promove curso gratuito

Sete curadoras brasileiras se reuniram com o objetivo de debater a curadoria de cinema no Brasil contemporâneo. O resultado é o livro inédito “Curadoria em cinema: do pensamento em ação”, assinado por Amaranta Cesar, Carla Maia, Carol Almeida, Ingá Patriota, Izabel Melo, Janaína Oliveira e Kênia Freitas, também pesquisadoras e professoras. A publicação será divulgada em duas edições da “masterclass de lançamento”, realizadas gratuitamente nos dias 2 e 3 de setembro, das 14h às 18h, nas cidades baianas de Cachoeira e Salvador, respectivamente.

As masterclasses serão ministradas presencialmente por Amaranta Cesar, Izabel Melo e Kênia Freitas e integram um curso gratuito sobre o tema. Outros quatro módulos on-line completam a formação, sendo ministrados por Carla Maia, Carol Almeida, Ingá Patriota e Janaína Oliveira. As aulas serão disponibilizadas entre os dias 2 e 5 de setembro, no canal do projeto no YouTube.

O livro é composto por oito capítulos, sendo uma introdução e sete artigos. De acordo com a coordenadora do projeto e uma das autoras, Amaranta Cesar, uma questão que as motivou foi pensar a curadoria como uma ferramenta para destreinar o olhar do que se está acostumada/e/o a ver dentro de um imaginário colonizado. “Com este livro buscamos fornecer uma análise histórica e crítica dos debates em curadoria de cinema no Brasil contemporâneo, um assunto ainda pouco explorado como um campo de trabalho e de conhecimento”, explica Amaranta. “Para isso, reunimos o pensamento sobre curadoria em cinema a partir das experiências práticas e teóricas de mulheres que atuam e pesquisam na área há anos”, completa Carol Almeida.

A obra será publicada nos formatos impresso, audiolivro e e-book, com edição e comercialização pela Editora da UFBA (Edufba). O livro impresso terá parte de sua tiragem (40%) distribuída gratuitamente para universidades, bibliotecas, grupos de estudos, cursos populares de cinema e audiovisual e instituições do setor. Já o e-book ficará disponível para acesso gratuito no repositório da UFBA.

A masterclass de lançamento em Salvador conta com a parceria do projeto Anarquivo: fórum impermanente de experimentação em audiovisual e outras artes, coordenado por Juliana Cajives e Marcelo Ribeiro, do grupo (an)arqueologias do sensível (gas.ufba.br).

Vivência em Curadoria – A proposta do livro começou a se desenhar a partir da “Vivência em Curadoria da Perspectiva das Mulheres”, realizada durante o VII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, em 2016. “Neste encontro, todas as mulheres participantes se colocaram à disposição para pensar coletivamente como a curadoria de cinema é sobretudo uma prática de ação e intervenção no mundo”, comenta Janaína Oliveira. Na ocasião, três das autoras do livro estavam presentes: Amaranta Cesar, Carla Maia e Janaína Oliveira. Após nove anos, entendendo os contextos sócio-histórico-culturais em que os debates sobre curadoria foram surgindo no Brasil, elas se reúnem novamente, acompanhadas por Carol Almeida, Ingá Patriota, Izabel Melo e Kênia Freitas.

O projeto “Curadoria em Cinema a partir do Brasil Contemporâneo” tem realização da Cura e Cultura e apoio do Ficine – Fórum Itinerante de Cinema Negro. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço

O quê: Masterclass de lançamento do livro Curadoria em cinema: do pensamento em ação

Quando: dias 2 e 3 de setembro, das 14h às 18h

Onde: em Cachoeira (dia 2), no auditório da Fundação Hansen, UFRB, e em Salvador (dia 3), na Sala Walter da Silveira

Quanto: eventos gratuitos sujeitos à lotação dos espaços

Canal do projeto no YouTube: https://www.youtube.com/@curadoriaemcinema

– UFRB: Auditório da Fundação Hansen, Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro, Cachoeira/BA, 44300-000.

– Sala Walter da Silveira: Rua General Labatut, 27, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, Salvador/BA, 40070-100.

Conheça as autoras:

– Amaranta Cesar é professora associada de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia(1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas também pela UFBA (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University (2013-2014) e na Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 2009 e 2022. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e dirigiu o CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA), entre 2010 e 2022. Coordenou o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário (2009-2021). Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista, apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinemas contra-hegemônicos, documentário, cinema brasileiro, curadoria e programação em cinema.

– Carla Maia é professora, pesquisadora e curadora de cinema. Doutora em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche na Tulane University, em Nova Orleans/EUA. Leciona no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA e coordena o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. Como curadora, organizou diversas mostras de filmes e debates, entre elas, retrospectivas de Chantal Akerman, Naomi Kawase, Rithy Panh e Trinh T. Minh-ha. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

– Carol Almeida é pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba, da Mostra de Cinema Árabe Feminino e da Mostra que Desejo, além de ter participado da equipe curatorial de festivais como Recifest, festival de cinema queer do Recife, For Rainbow, festival de cinema queer em Fortaleza e da equipe de seleção do Forumdoc, em Belo Horizonte. Ministra aulas sobre curadoria, cinema brasileiro e representação de mulheres no cinema. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine).

– Ingá Patriota é educadora popular, crítica e curadora de cinema. Facilitou oficinas em projetos e instituições como Pajeú Filmes, Instituto Moreira Salles, FestCurtasBH, Vídeo nas Aldeias, Festival de Cinema de Triunfo, entre outros. Graduada em Cinema e Audiovisual (UFF) e mestranda em Psicologia (UFPE), desenvolve pesquisas entre movimentos sociais e a circulação de imagens. Integrou comissões de seleção em mostras e festivais como CachoeiraDoc, FINCAR, Janela Internacional de Cinema do Recife, entre outros. Natural de Olinda (PE), milita no setor de educação, arte e cultura do Movimento dos/as Trabalhadores/as Sem Teto (MTST), no qual é corresponsável pela frente de Cinema Sem-Teto.

– Izabel Melo é professora adjunta no DCH I da UNEB e do PPGH, na mesma instituição. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA/USP, realizou Estágio Pós Doutoral no mesmo Programa. É autora dos livros Cinemas, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiências na Bahia (1968-1978) e “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978), co-organizadora do livro Memórias e Histórias do Cinema na Bahia vol 1 e 2, além de artigos e capítulos em livros e revistas. É membro dos grupos de pesquisa História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação (USP) e Festivais de Cinema e Audiovisual: histórias, políticas e práticas. (UFF). Também colabora com festivais e mostras participando de diversas curadorias, palestras e júris.

– Janaína Oliveira é pesquisadora de cinema e curadora independente. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e consultora da JustFilms – Fundação Ford, ela é doutora em História e foi Pesquisadora Visitante da Fulbright no Centro de Estudos Africanos da Howard University. Desde 2009, desenvolve pesquisas e curadoria de programas de cinema, com foco principalmente nos cinemas negros e africanos, além de atuar como consultora, jurada e palestrante em diversos festivais de cinema e instituições no Brasil e no exterior. É fundadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org). Atualmente, é membro do Comitê de Seleção do Fespaco (Festival Panafricano de Cinema de Ouagadougou (Burkina Faso), do BlackStar Film Festival (EUA), e do Festival de Cinema de Brasília (Brasil). Desde 2021, faz parte do conselho curatorial do Criterion Channel. Ela programou o Flaherty Film Seminar (EUA) em  2021 e em 2025. Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas em https://linktr.ee/jana_oliveiraa.

– Kênia Freitas é professora da Universidade Federal de Sergipe, no curso de Cinema e Audiovisual. Fez estágios de pós-doutorado (CAPES/PNPD) nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação na UCB (2015-2018) e da Unesp (2018-2020). Doutora pela Escola da Comunicação da UFRJ (2015). Foi curadora do Cinema do Dragão (2022-23) e realizou a curadoria de diversas mostras, como: “Cines Afro-Femininos: Reimaginando Mundos” (Cinemateca de Bogotá) e “Mostra Afrofuturismo” (CCSP). Possui pesquisa sobre Afrofuturismo, Cinema Negro e Crítica de Cinema. Integra o Fórum Itinerante de Cinema Negro.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *