Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cantora baiana radicada na Espanha lança clipe sobre suas raízes soteropolitanas na próxima quinta, 25/09

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Lembranças da Bahia é o novo clipe da cantora e compositora Mirla Riomar, que será lançado no Youtube

Bairro da Paz, Feira de São Joaquim, Centro Histórico, fitinhas do Senhor do Bonfim, o preparo das comidas de terreiro em coletivo, a música e dança presentes em cada canto de Salvador. Essas são as saudosas vivências da cantora e compositora Mirla Riomar trazidas no seu novo clipe Lembranças da Bahia, que será lançado na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, às 12h no canal do Youtube da cantora. Para marcar este lançamento, Mirla fará uma live no seu Instagram às 18h.

Nascida e criada no Bairro da Paz e radicada em Barcelona (Espanha) há nove anos, a cantora quer mostrar suas raízes e suas maiores saudades: os locais e a identidade baiana. “O videoclipe foi criado com base nas minhas memórias, nas minhas lembranças da Bahia. Mesmo tendo a oportunidade de realizar sonhos longe de casa, existe a eterna saudade que um baiano guarda no peito por estar longe de casa — um aperto constante no coração. O clipe traz um sentimento de leveza e a alegria das memórias vividas em Salvador. Essa lindeza que só Salvador tem e que nos deixa ainda mais com saudade de casa: a energia das pessoas, as cores e sabores, o sagrado em cada esquina, o abraço de alguém que você conhece naquele mesmo dia — algo que não acontece na Europa”.

A música Lembranças da Bahia, composta pela artista, teve inspiração na força rítmica das tradições de terreiro, na leveza do ijexá e nas memórias afetivas de Mirla. A canção traz tanto as bases socioculturais e espirituais da cantora assim como a fusão entre as tradições afro-brasileiras com a música contemporânea através dos sintetizadores, marca registrada do trabalho da baiana.

Com o clipe, Mirla, que idealizou o roteiro e pensou nas cenas, trouxe como prioridade os locais que marcaram sua vida, como o Bairro da Paz, local que ela busca valorizar em sua trajetória.

“Sempre quis valorizar e agradecer a essa comunidade que tanto me deu e me formou — como pessoa e como mulher negra. Na minha adolescência, dizer que era do Bairro da Paz era um ato de resistência. Muitos de nós precisávamos mentir, dizendo que morávamos na Paralela ou Mussurunga, para evitar hostilizações. Por isso, trazer o nome da minha favela em uma música que celebra minha cidade — e o quanto eu a amo — enche meu coração de alegria. É como devolver, em forma de arte, tudo o que o Bairro da Paz me ensinou: coragem, identidade e amor. Gravei na Rua da Resistência. Um lugar que sempre marcou minha vida, pois foi um dos pontos onde nasceu a comunidade e onde eu também nasci. É um símbolo de luta e perseverança. A placa com o nome “Rua da Resistência” sempre me chamou atenção — não era apenas um nome, mas uma história inteira escrita em poucas palavras”. 

Assim, o clipe lançado no dia 25 de setembro, próximo ao dia dos Ibejis e de São Cosme e Damião, 27 de setembro, onde há o tradicional caruru para os gêmeos, também mostra essa reverência à tradição dos terreiros que Mirla leva consigo. E sua missão é justamente esta: levar sua arte, pertencimento e alegria de ser baiana, de ser de Salvador, do Bairro da Paz, para todos os cantos do mundo.

Bio de Mirla

Mirla nasceu no Bairro da Paz, em Salvador, Bahia, uma comunidade marcada pelas tradições ancestrais africanas, onde aprendeu desde muito pequena a se comunicar através da dança e da percussão, elementos fundamentais na formação de sua identidade. Aos 12 anos, participou de seu primeiro projeto musical e descobriu sua paixão pelo canto. Durante sua trajetória, dividiu o palco com alguns dos artistas mais renomados da música afro-brasileira, como Letieres Leite, Margareth Menezes e o bloco afro Ilê Aiyê, entre outros. Em 2016, mudou-se para Barcelona, onde fundou o grupo Ganzá. Em 2022 lançou o seu álbum solo “Afrobrasileira” que tem participação de Letieres Leite e explora os ritmos tradicionais de sua terra natal com toques de jazz e soul, com o qual tem viajado o mundo. Neste mesmo ano foi convidada pela Embaixada da Espanha para cantar na comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. Mirla já se apresentou em diferentes festivais pela Europa, África e América do Sul, como o Bansko Jazz Festival (Bulgária), Over the Border (Alemanha), House of Music Hungary, LAC Lugano (Suíça), EXIB Música (Portugal), Tanger Jazzin Festival (Marrocos), Pedralbes Festival (Espanha), Jazzing Barcelona, Artistas Maputo (Moçambique), entre outros.

Serviço:

Lançamento do Clipe “LEMBRANÇAS DA BAHIA”

Quinta-feira, dia 25 de setembro às 12h

Canal do Youtube: Mirla Riomar

Live de Lançamento no Instagram às 18h

Instagram: @MirlaRiomar


Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *