Centro Cultural Que Ladeira é Essa? celebra 13 anos com caruru, exposição inédita e lançamento literário
Símbolo de resistência e memória da Ladeira da Preguiça, o espaço abre uma nova fase com programação gratuita que mistura arte, tradição e luta popular.
A Ladeira da Preguiça vai se encher de música, cores e sabores para celebrar os 13 anos do Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, um dos mais vibrantes polos de cultura e mobilização comunitária de Salvador. As comemorações começam neste sábado, 27, a partir das 11h, na sede do Centro, com um caruru comunitário para 100 pessoas que abre a programação festiva.
A celebração também será marcada pela reinauguração da sede, que passou por uma ampla reforma para fortalecer as atividades culturais e esportivas. A nova etapa inclui o CT Defesa Quilombola totalmente estruturado, com banheiro acessível, tatame e espaço adaptado para as principais modalidades de artes marciais no térreo. Já no segundo pavimento, será aberta a Sala de Artes Zero7, homenagem a Luiz Mario Martins da Silva – cinegrafista, pescador, morador querido da Ladeira e entusiasta do Centro Cultural.
A programação segue em outubro, ampliando a celebração com arte e literatura. No dia 3 de outubro, sexta-feira, às 18h, será aberta a exposição “Território ou Equação Afroindígena”, do artista Lumumba Afroindígena, que permanece em cartaz até 3 de novembro. Já no dia 10 de outubro, também às 18h, acontece o lançamento do site literário NÃO LEIA!, com roda de conversa, leitura político-social e coquetel.
Ao longo de mais de uma década, o Centro tornou-se referência cultural e social no Centro Antigo de Salvador, promovendo ações que vão da arte à formação política. Entre os destaques estão o Defesa Quilombola, programa que combina aulas de jiu-jitsu, judô, capoeira e boxe com debates sobre raça, gênero e classe; atendimentos médicos e psicológicos; cursos pré-vestibulares; e projetos que facilitam o acesso da juventude ao mercado de trabalho. O espaço também é responsável pelo resgate do Banho de Mar à Fantasia, um dos maiores pré-carnavais da cidade, e pela tradicional pintura dos casarões da Ladeira, que mantém viva a memória do território.
Serviço
O quê: 13 anos do Centro Cultural Que Ladeira é Essa? – Caruru, reinauguração da sede, exposição de artes visuais e lançamento literário
Quando: A partir deste sábado, 27 de setembro, às 11h, com atividades também em 3 e 10 de outubro
Onde: Ladeira da Preguiça – Centro Antigo de Salvador
Contato para imprensa: Marcelo Teles – 71 98434-6274
Redes sociais: @queladeiraessa
Luciana Rosa
Jornalista
