Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

RHAMAYANA lança single inspirado no legado de Letieres Leite e no princípio africano da circularidade 

3 minutos de leituraModo Leitura

“Começo, meio e começo” chegou nas plataformas nesta sexta (24) e ganha videoclipe no YouTube, no dia 05/11, dia da defesa de mestrado da artista

A cantora e compositora RHAMAYANA acaba de lançar seu novo single nesta sexta-feira (24), pelo selo Alá Comunicação. Começo, meio e começo é inspirado no princípio filosófico africano da circularidade — a ideia de que não há fim, apenas movimento e continuidade. A canção é fruto da pesquisa de mestrado de RHAMAYANA, que mergulha no método educacional criado por Letieres Leite, o Universo Percussivo Baiano (UPB), e se transforma em uma homenagem sensível ao legado do maestro. O título da canção faz referência a Nego Bispo, intelectual quilombola que partiu precocemente em 2023.

O lançamento ganha ainda um mini-documentário sobre o processo criativo e um videoclipe, que estreia no dia 5 de novembro, às 20h, no canal da artista no YouTube, logo após a defesa de sua dissertação.

Nos arranjos, RHAMAYANA reuniu três ex-alunos de Letieres e integrantes do coletivo Rumpilezzinho: Jordi Amorim (guitarra, violão e baixo), Alana Gabriela (percussões) e Lucas Decliê (flauta transversa). A faixa, construída sobre as claves do Daró e do Ijexá, carrega a sofisticação rítmica do UPB. A artista destaca que, ao experimentar no estúdio práticas corporais do método, como as rodas rítmicas propostas por Letieres, conseguiu melhorar sua performance e gravou os vocais em uma única tomada.

“Quando canto que não existe fim, eu canto também que Letieres segue vivo em seus alunos, na música, no coração de muita gente que, como eu,  é tocado e se inspira pelo seu legado”, explica RHAMAYANA, que agora leva essa mensagem para o mundo. O audiovisual, sob direção de Glauco Neves, oferece um olhar sensível sobre o processo de criação da música e a influência duradoura de Letieres Leite na cena musical baiana.

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/track/5RPnz1wl0YWWIqZoSzy8BA?si=d705e545f7bb47c1

Ficha técnica:

Letra, melodia, interpretação: Rhamayana Barreto

Produção musical: Jordi Amorim

Músico: Alana Gabriela

Músico: Lucas Decliê

Mixagem e Masterização: Richard Meyer 

Selo: Alá Comunicação 

Captado em Casa das Máquinas, Salvador (BA) por Tadeu Mascarenhas

Direção cinematográfica (Clipe): Glauco Neves

Sobre RHAMAYANA:

RHAMAYANA é uma cantora e compositora baiana que vem construindo uma carreira marcada pela sutileza poética e pela força das referências da música popular brasileira. Natural de Feira de Santana e radicada em Salvador, lançou em 2024 o álbum Mar Terna Idade, trabalho de estreia que vem alcançando reconhecimento, com clipe financiado pela Lei Paulo Gustavo Bahia, e indicado ao Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. 

Em 2025, RHAMAYANA abriu a noite do Festival Tranquilo Salvador em edição com line up totalmente composto por artistas mães, entre elas a artista Luedji Luna. Além de cantar, Rhamayana teve o clipe de Mar Terna Idade exibido na noite, que foi a edição do Tranquilo com maior público em Salvador. Ela vem afirmando sua potência artística e seu lugar nas novas vozes da música baiana com uma obra que traz a marca do diálogo com diferentes tradições sonoras, conectando arranjos sofisticados e letras que refletem sobre vida, tempo e afetos.

+SOBRE RHAMAYANA

INSTAGRAM l SPOTIFY l APPLE MUSIC l YOUTUBE

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *