Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

A secretária titular da Assistência e Desenvolvimento Social do governo do estado, ex-secretária da Igualdade Racial, ex-militante do MST, Fabya Reis aparece nas listas de candidatas à Assembleia Legislativa da Bahia.

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

No entanto, Fabya Reis afirma que a prioridade é cumprir as determinações do governador Jerônimo Rodrigues, quanto às suas tarefas na gestão estadual e que depende da decisão do governador e do seu grupo político, a Esquerda Popular Socialista, no PT.

Fabya consolidou e ampliou as políticas de Igualdade Racial e de Assistência Social e Segurança Alimentar nas comunidades quilombolas e indígenas do estado.

Pós- doutora, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Administração em Finanças – Faculdades Jorge Amado.

Atuou entre 1992 a 2004 na área de consultoria da Cooperativa Central dos Assentamentos da Bahia – CCA-BA com foco em projetos para desenvolvimento da produção e qualificação profissional dos assentados. Tem experiência em Administração com ênfase em planejamento estratégico, fortalecimento institucional e execução de programas de desenvolvimento social. Atuou em 2010-2011 como coordenadora de gestão da informação da Secretaria Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) no acompanhamento junto as superintendências e autarquias as execuções dos programas para produção dos relatórios governamentais como instrumentos de acompanhamento da gestão. Em 2012-2014 foi chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA) atuando no acompanhamento da gestão para execução orçamentária e desenvolvimento dos programas transversalizados com o Governo Federal nas áreas de enfrentamento a violência, direitos humanos e promoção da autonomia produtiva e social das mulheres. Em 2015 atuou como Coordenadora Executiva de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria de Igualdade Racial do Estado da Bahia-SEPROMI .Em janeiro de 2016, assumiu a Chefia de Gabinete da Sepromi e em julho de 2016 assumiu a titularidade da pasta. Na condição de Secretária de Estado atua nas frentes de combate ao racismo e intolerância religiosa e implementação de ações transversais de promoção da igualdade racial. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão pública, aprofundamento para as ações de combate ao racismo e intolerância religiosa, promoção da igualdade racial; políticas pública para os povos e comunidades tradicionais; prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres; áreas de promoção de autonomia das mulheres; direitos humanos; garantia de direitos e cidadania à população LGBTTI; elaboração e execução de projetos de capacitação em áreas de assentamentos rurais; planejamento estratégico, fortalecimento institucional, execução de programas e projetos sociais; experiências em elaboração de projetos para captação de recursos para organizações do terceiro setor. Participa do GEPAF – Grupo de Estudos sobre a Agricultura Familiar da UFCG. e da Rede de Estudos Rurais Interessa-se por estudos com ênfase nos movimentos sociais rurais, de mulheres, negros; estudos sobre democracia e processos de democratização das instituições, sobretudo as instituições representativas; estudos que se dedicam as dinâmicas de participação de movimentos sociais em processos eleitorais ; pesquisas sobre partidos políticos; interesse sobre pesquisas que discutem os direitos humanos e sua interseções com as lutas dos movimentos sociais e “minorias políticas”.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *