Arquiteto e urbanista Walter Barretto Jr. discute combate à fome no Brasil na Academia de Letras da Bahia
Palaestra e lançamento de livro serão na próxima-terça-feira (25), com participações de Ordep Serra e Eduardo Suplicy
A Academia de Letras da Bahia (ALB) recebe, no dia 25 de novembro (terça-feira), às 18h, o lançamento dos livros ‘O fim da fome no Brasil: Quanto custa? O que fazer?’ e ‘Renda Básica Viável: Para o Governo e o Congresso reduzirem a alta desigualdade de renda no Brasil’, do arquiteto e urbanista baiano Walter Barretto Jr..
O evento faz parte do projeto Livros na Mesa e contará com as presenças do próprio autor; além do antropólogo Ordep Serra, membro da ALB, que fará uma palestra; e do deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy, este em participação on-line. Serra assina o prefácio do primeiro livro e Suplicy o do segundo.
As publicações são desdobramentos da tese de doutorado de Walter Barretto Jr. intitulada ‘O combate à fome no Brasil: Renda Básica e Cesta Básica, política pública e ações das organizações civis’.
Em ‘O fim da fome no Brasil’, o autor propõe um programa emergencial de erradicação da fome que envolve os cidadãos brasileiros, as empresas públicas e privadas e o Poder Público. Já em ‘Renda Básica Viável’, ele identifica a desigualdade de renda como a principal causa da insegurança alimentar no país. Segundo dados do PNUD (2023), o Brasil é o 15º país mais desigual do mundo, ao lado de nações africanas como o Congo.
Walter Barretto Jr. é arquiteto e urbanista pela UFBA, mestre e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS), com estágio de investigação no Seminário Internacional de História Contemporânea dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha.
O evento de lançamento dos livros é aberto ao público.
