Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Embratur, Radioca e Queremos! lançam Salvador Sounds, plataforma dedicada àcena musical da capital baiana

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

A Embratur, em parceria com a Radioca, Queremos! e com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, anuncia o lançamento da Salvador Sounds, nova plataforma digital dedicada à promoção da programação musical de Salvador paraturistas e moradores. Reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música e integrante da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Música, Salvador reafirma,com a iniciativa, seu papel de destaque no cenário cultural internacional e sua vocação para articular música, turismo e economia criativa. A iniciativa dá continuidade à política de música da Agência, iniciada com o lançamento do Rio de Janeiro Sounds, já disponível, e reforça a música brasileira como vetor estratégico do turismo internacional.

A plataforma Salvador Sounds estará disponível a partir do dia 1º de fevereiro de 2026 e terá seu lançamento oficial na Casa da Mãe, durante a estreia do projeto “Mamãe eu quero”, com apresentações de Mãeana, Brina Costa, Pedro deRosa Morais, Stella Maris, Bem Gil, Marcos Santos, Paulo Mutti e Meu Souza.

Assim como no Rio de Janeiro, a plataforma reúne, em um único ambiente digital, a agenda de shows e eventos da cidade, com serviço em português, inglês e espanhol.

A navegação permite filtrar atividades por data, bairro, estilo musical e popularidade,além de oferecer perfis personalizados, lista de desejos, reviews, recomendações temáticas e conteúdos editoriais assinados.

Em Salvador, a curadoria local é realizada pelo jornalista Luciano Matos, da Radioca, em diálogo com a diversidade e a força histórica da música baiana, conectando artistas, territórios e cenas contemporâneas da cidade. Para Luciano, “Salvador é uma cidade vibrante e diversa, apesar de ser famosa por alguns ritmos específicos, é um lugar que se encontar de tudo. Jazz, rock, rap, blues,eletrônica convivem com axé music, pagodão e tudo mais. Uma plataforma como essa contribui para as pessoas acessarem essa diversidade e poderem conehcer a riquezade nossa música””Outro diferencial da Salvador Sounds é a valorização de pontos históricos e simbólicos da música da cidade, oferecendo ao público nacional e internacional uma contextualização cultural que conecta passado, presente e futuro da produção musicalsoteropolitana. Salvador é reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música,integrando a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Música,reconhecimento que reforça a relevância internacional de sua cena musical e seu papel estratégico na articulação entre cultura, turismo e desenvolvimento urbano.“A música brasileira é uma das expressões mais reconhecidas da nossa identidade no mundo, e Salvador ocupa um lugar central nessa história. Ao lançar a SalvadorSounds, damos continuidade a uma estratégia que entende a cultura como motor doturismo, da economia criativa e da projeção internacional do Brasil. Queremos convidar o visitante a vivenciar o país a partir de suas cidades, sons e territórios”, afirma opresidente da Embratur, Marcelo Freixo.Para o cofundador do Queremos!, Felipe Continentino, o projeto reforça o papel damúsica como ferramenta de conexão cultural. “O Sounds é uma plataforma viva, que seadapta às identidades de cada cidade. Em Salvador, ela nasce profundamente conectada à história, à diversidade e à potência da cena local, funcionando como um mapa cultural e um convite para descobrir o Brasil pela música”, destaca.A Salvador Sounds integra uma estratégia mais ampla da Embratur voltada à promoção internacional da música brasileira, que inclui ações de visibilidade no exterior, parcerias com plataformas globais e incentivo a festivais. A proposta é expandir o projeto para outras cidades brasileiras, sempre com curadoria local convidada e gestão do Queremos!, respeitando as especificidades culturais de cada território.

Com o lançamento da Salvador Sounds, a Embratur consolida a música como um dos eixos centrais de sua política de soft power, fortalecendo a imagem do Brasil no mundo por meio de experiências culturais autênticas e conectadas às cidades.

Link de acesso a plataforma:
https://salvadorsounds.com

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *