Agosto Lilás: Shopping Center Lapa e SPMJ oferecem serviços gratuitos de enfrentamento à violência contra a mulher
Iniciativa acontece de 10 a 14 de agosto e reúne atividades voltadas à prevenção da violência contra a mulher e ao fortalecimento da rede de proteção
O Shopping Center Lapa recebe, entre os dias 10 e 14 de agosto, uma programação gratuita em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa reúne palestras, oficinas, rodas de conversa, atendimentos especializados, ações de saúde, orientações jurídicas, encaminhamento para oportunidades de emprego e a Expo Mulher, espaço dedicado ao empreendedorismo feminino.
Ao longo dos cinco dias, o público terá acesso a serviços do CRAM em Movimento, com informações, orientações e encaminhamentos para a rede municipal de atendimento às mulheres em situação de violência. A programação também contempla atividades voltadas à saúde e ao bem-estar, aulas de defesa pessoal, oficinas temáticas, palestras educativas, além de atendimentos nas áreas de odontologia, saúde da mulher e orientação jurídica. A Expo Mulher estará aberta durante a programação, fortalecendo a autonomia econômica feminina por meio da exposição e comercialização de produtos.
Para Fernanda Lordêlo, secretária municipal de políticas para mulheres, infância e juventude, “levar o Agosto Lilás para um espaço como o Shopping Center Lapa é também aproximar as mulheres de informação, serviços e caminhos para romper com situações de violência. Essa é uma parceria que acontece de forma permanente e que, neste mês, se fortalece com uma programação ainda mais ampla, levando a rede de proteção para perto das mulheres. É assim que construímos uma cidade em que elas conhecem seus direitos, sabem onde buscar apoio e encontram caminhos para viver com mais autonomia, segurança e dignidade”.
“O Shopping Center Lapa acredita no seu papel como espaço de convivência e de aproximação da população com iniciativas que promovam cidadania e acesso à informação. Sediar o Agosto Lilás reforça esse compromisso”, afirma a gerente de Marketing do empreendimento, Aline Ferraz.
Serviço
Agosto Lilás 2026
Quando: De 10 a 14 de agosto
Onde: Shopping Center Lapa
Horário: Das 9h às 20h, conforme a programação de cada atividade
Entrada: Gratuita
Programação:
10 de agosto (segunda-feira)
- 10h: Abertura oficial do Agosto Lilás.
- 9h às 17h: CRAM em Movimento; encaminhamento para laqueadura e vasectomia (CEPARH); pesquisa de emprego (SEMDEC).
- 9h às 12h: Atividade educativa com distribuição de kits de saúde bucal (SMS); PICS – Auriculoterapia; tranças e penteados.
- 14h às 15h: Roda de conversa sobre o combate à violência contra as mulheres LBT, com Fabrício Castro (Psicólogo) e Eduarda Conceição (Assistente Social).
11 de agosto (terça-feira)
- 9h às 17h: CRAM em Movimento; encaminhamento para laqueadura e vasectomia (CEPARH); pesquisa de emprego e encaminhamento (SEMDEC).
- 9h às 12h: Atividade educativa com distribuição de kits de saúde bucal (SMS).
- 9h às 20h: Feira de Empreendedorismo Feminino – Expo Mulher.
- 13h às 17h: Tipagem sanguínea (UNIME/ANHANGUERA), com a Prof.ª Ana Patrícia.
- 14h: Aula de Defesa Pessoal para Mulheres, com a Guarda Civil Municipal (GCM).
12 de agosto (quarta-feira)
- 9h às 17h: CRAM em Movimento; encaminhamento para laqueadura e vasectomia (CEPARH); pesquisa de emprego e encaminhamento (SEMDEC).
- 9h às 12h: Atividade educativa com distribuição de kits de saúde bucal (SMS); PICS – Auriculoterapia.
- 9h às 20h: Feira de Empreendedorismo Feminino – Expo Mulher.
- 9h às 10h: Oficina de temperos, com a Prof.ª Isabela Santos.
- 10h às 11h: Programa Vozes das Mulheres – Márcia Mendonça/Rádio Cardeal, com o tema “O papel da independência financeira no Agosto Lilás” e participação de Fernanda Lordêlo.
- 13h às 17h: Tipagem sanguínea (UNIME/ANHANGUERA), com a Prof.ª Ana Patrícia.
- 15h: Palestra “Você Merece Cuidado”, com Elidiane Queiroz (UNIME/ANHANGUERA).
13 de agosto (quinta-feira)
- 9h às 17h: CRAM em Movimento; encaminhamento para laqueadura e vasectomia (CEPARH); pesquisa de emprego e encaminhamento (SEMDEC).
- 9h às 12h: Atividade educativa com distribuição de kits de saúde bucal (SMS); ação educativa sobre IST, com distribuição de preservativos externos, gel lubrificante e panfletos.
- 9h às 20h: Feira de Empreendedorismo Feminino – Expo Mulher.
- 9h: Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) – Orientações jurídicas (UNIME/ANHANGUERA).
- 10h às 11h: Roda de conversa “Violências contra mulheres LBT: impactos psicossociais, invisibilidades e caminhos de proteção”, com Fabrício Castro (Psicólogo) e Eduarda Conceição (Assistente Social).
- 14h: Aula de Defesa Pessoal para Mulheres, com a Guarda Civil Municipal (GCM).
14 de agosto (sexta-feira)
- 9h às 17h: CRAM em Movimento; encaminhamento para laqueadura e vasectomia (CEPARH); pesquisa de emprego e encaminhamento (SEMDEC).
- 9h às 12h: Atividade educativa com distribuição de kits de saúde bucal (SMS); ação educativa sobre IST, com distribuição de preservativos externos, gel lubrificante e panfletos; PICS – Auriculoterapia.
- 9h às 20h: Feira de Empreendedorismo Feminino – Expo Mulher.
- 9h às 10h: Palestra sobre Saúde da Mulher, com Daiane Mota (UNIME/ANHANGUERA).
- 10h às 11h: Oficina de reaproveitamento de azeite de dendê, com Maristela Sousa (SECIS).
- 13h: Abertura do Seminário Agosto Lilás, com apresentação do saxofonista da Guarda Civil Municipal, Gilvanildo Ferreira.
- 13h às 17h: Tranças e penteados, com Gilma Idaline e Naiamar.
- 14h: Seminário Agosto Lilás.
- 17h: Encerramento com a cantora Adê
Sobre o Shopping Center Lapa
Em 2026, o Shopping Center Lapa celebra 30 anos como um dos principais pontos de encontro de Salvador, consolidando-se como um espaço que conecta o centro da cidade às pessoas. Integrado a um dos maiores hubs de transporte público da capital, o empreendimento faz parte da rotina de milhares de baianos, refletindo o dinamismo e a diversidade da região. Com mais de 170 operações, reúne grandes marcas, serviços, lazer e entretenimento, incluindo cinema, apresentações culturais e eventos. Sua estrutura conta com a maior praça de alimentação do centro, além de quiosques, fraldário e estacionamento, oferecendo praticidade, conforto e conveniência no dia a dia.
Sobre a AD Shopping
O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 32 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.
Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.
