A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) transmite seu profundo pesar pela morte da professora Márcia Santiago
Márcia Santiago era professora da Escola de Dança da Funceb, tendo colaborado com a organização do seu curso profissional. Na instituição era muito querida por alunos e professores. Atuou na unidade do Centro de Formação em Artes (CFA/Funceb) do Centro Histórico até 2016, quando se afastou com problemas de saúde.
A professora realizou recentemente um transplante de mieloma múltiplo, considerado bem-sucedido. “Estou bem e munida de fé, esperança e confiança para esta última etapa do tratamento”, disse, internada pra o procedimento, na primeira semana de maio. Estava em recuperação após o transplante, mas teve uma complicação pulmonar e não resistiu.
Na Escola de Dança da Funceb ela atuou como docente no Curso de Educação Profissional em Arte/Dança da disciplina Cinesiologia Aplicada à Dança; Projeto de extensão de Pilates Mate Gyrokinesis® para funcionários públicos; Curso de Qualificação – Centro de Formação em Artes/Unidade Dança da disciplina Condicionamento; Físico com Referência em Cinesiologia para Dançarinos Avançados. Foi coordenadora Pedagógica do Curso de Educação Profissional em Arte/Dança de 1993 a 2003.
Márcia era pós-graduada em Dança/coreografia (1990) e Licenciatura em Dança Contemporânea (1989) na Universidade Federal da Bahia – UFBA; diretora sócia e professora do estúdio Physio Pilates Vilas do Atlântico – Bahia.
Docente da Escola de Dança – Departamento de Técnicas e Práticas Corporais da UFBA, lecionava o módulo Estudo do Corpo I e II com ênfase em Cinesiologia e Laboratório de Condicionamento Corporal I II, a disciplina Abordagens Cinesiológicas do Corpo que Dança e Expressão Corporal em 2012 a 2013.
Márcia Santiago deixa uma filha. A Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), lamenta a perda e transmite à família, amigos e comunidade artística seu pesar.
O enterro acontece na tarde desta segunda-feira(29/05), na capela 4, do cemitério Bosque da Paz em Salvador e a cerimônia de cremação será realizada, a partir das 17 horas.