Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

A hora certa de atacar Lula. Por Danilo Strano

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Danilo_Strano

Lula continua liderando pesquisas de intenção de voto para 2018; aos perdedores, resta somente usar a técnica, de quando acusados, mirar a metralhadora de acusações contra o PT.

Descobriram alguma coisa ilícita ou algum crime que você cometeu? Não se preocupe. Acuse o Lula e mude o foco de parte da opinião pública. Meu nome é Danilo Strano e esse é o Olhar Strano.

A tática não é nova e não é usada só por um setor da sociedade. Imprensa, Judiciário e direita brasileira usam a mesma tática sempre. Quando estão frente a alguma acusação sobre seus membros, acusam Lula para mudar o foco da opinião pública.

Talvez o início dessa tática tenha começado com Gilmar Mendes. Sempre que o ministro do STF é acusado, ele aponta para Lula sua metralhadora de acusações.

Em 2012, enquanto Gilmar Mendes era acusado de favorecer o então senador Demóstenes Torres, ele apontou toda sua metralhadora para Lula, dizendo que as informações da investigação foram vazadas por Lula – o que nunca foi confirmado.

Outro que está bem quieto hoje em dia diante de tantas acusações em cima de seu nome, mas também já utilizou muito dessa técnica é Aécio Neves.

Quem não se lembra, nas últimas eleições, que sempre quando acusado de alguma coisa, Aécio Neves mirava sua metralhadora de acusações para Lula, acusando o ex-presidente de ser até chefe de uma organização criminosa.

Como vocês podem ver são muitas vezes infundadas. São muitas vezes apenas gritos de guerra e palavras de ordem para inflamar a sociedade.

Talvez o maior usuário dessa técnica seja o prefeito de São Paulo, João Doria. Quando acusado, durante a campanha, de ter uma casa em Campos do Jordão com algumas ilicitudes, acusou Lula de ser dono de sítio, triplex e afins.

Quando foi acusado de não estar presente em São Paulo durante seu mandato, acusou Lula de ser chefe de quadrilha. E mais recentemente, ao ser atacado com ovo por manifestantes em Salvador, acusou ser Lula o motivador de tanto ódio.

Voltando ao Judiciário, podemos citar o juiz Sérgio Moro, que tanto tem perseguido Lula. Recentemente, quando surgiram as acusações sobre sua mulher estar em um escritório de advocacia que recebia para interferir em decisões da Lava Jato, Sérgio Moro veio a público. Negou todos os pedidos sobre o Lula para ouvir novas testemunhas sobre o caso, dizendo que o presidente por já ter sido condenado por Moro, não tem base legal e tem uma postura lamentável.

Moro disse mais. Que a testemunha chamada por Lula era mentirosa e fantasiosa, negando assim qualquer possibilidade de escutar testemunha.

Por fim, temos Janot. Esse é o caso mais clássico dessa técnica. Diante dos áudios vazados por Joesley mostrando que Janot manobrou para ter as delações premiadas aceitas, Janot acusou Lula de formação de quadrilha. Assim, temos o foco de ter manobrado ilegalmente para aceitar as delações premiadas.

A imprensa é outro braço que usa essa técnica. Suporte para o Judiciário e a direita brasileira quando atacam o Lula, a imprensa também faz seus ataques a Lula constantemente quando se sente acuada.

Sabem por que a imprensa, o Judiciário e a direita se unem nisso? Não só para se defender, mas porque eles sabem que a única pessoa que tem condições de vencer eleições de 2018 contra esse golpe que se consolidou é o ex-presidente Lula.

As recentes pesquisas mostraram isso, e a única saída para os golpistas é essa: usar a técnica, de quando acusados, mirar a metralhadora de acusações contra Lula para se defender.

Artigo publicado originalmente em  http://www.nocaute.blog.br/brasil/hora-certa-de-atacar-lula.html

Compartilhar:

Mais lidas