Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

A onda de ódio disseminada na sociedade está envenenando todos.. Por Fernando Capelli

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Fernando_Capelli

Caco Barcellos é um jornalista dos mais respeitaveis do país. Me formei em jornalismo, nunca exerci mas sou apaixonado pelo oficio. Parte desta paixão credito ao trabalho de Caco.

Quem leu Rota 66 – A história da polícia que mata, onde ele entrou nos porões e expôs as vísceras da polícia mais fascista do país, arriscando a própria vida, ou Abusado – O Dono do Morro Dona Marta, onde entra nas relações sociais, de poder entre governo, imprensa, policia e tráfico no Rio, resgatando a formação das favelas cariocas, perseguindo sempre o difícil caminho da  imparcialidade, arriscando novamente sua própria vida, jamais poderá considerá-lo fascista. A Globo, os Marinho, são outro papo. Colocar todos no mesmo saco e agredir fisicamente Caco é nos transformarmos justamente naquilo que queremos combater.

As prisões “preventivas” da semana, sem condenação, como a prisão de Garotinho por “suspeita de crime eleitoral”, decretada por um juiz que fez abertamente campanha para seu adversário, não deixam dúvidas que estamos entrando no perigoso caminho de um Estado Policial Judiciário-Midiatico. Garotinho pode estar errado? Claro. Existe o devido processo legal e as garantias constitucionais, a começar pela presunção de inocência. Ao final, foi provada sua culpa? Que seja preso.

A questão não é Garotinho, Ali Cabral e seus 40 ladrões, a questão é a criminalização de toda e qualquer atividade política, a consagração do paradigma de Curitiba com clara afronta à constituição e suas garantias. Quando um juiz usa a política para justificar prisões, seja de quem for, a vítima é a Democracia. Joga-se carne aos Leões famintos, a platéia louca de ódio vibra sem se dar conta do que esta em curso. E, no dia seguinte, sem perceber novamente, pode acabar virando a “nova carne” jogada para os insaciáveis Leões.

A onda de irracionalidade, de ódio, a violência desencadeada a partir de um impeachment sem crime, apenas por baixa popularidade, sob as barbas de um STF inspirado em Poncio Pilatos, está desintegrando nossa democracia, esfacelando nossa economia, esfarelando nossa possibilidade de futuro. Os Democratas precisam ter a coragem de enfrentar os fascistas desnudando o discurso oportunista populista da “Carne aos Leões”. Agressão física é inaceitável. No Estado Democrático de Direito os fins NÃO justificam os meios. E não duvidem.

É a Democracia que está em perigo.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *