Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

ABADEF promove seminário sobre turismo acessível na Bahia na próxima terça, dia 24

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Para discutir a acessibilidade no turismo a Associação Baiana dos Deficientes Físicos (ABADEF) promove, no próximo dia 24 (terça-feira), das 08h30 às 13h, no Wish Hotel da Bahia, o seminário “Turismo Acessível na Bahia”. O evento, que será gratuito e aberto ao público mediante lotação, contará com palestras que discutirão temas como as ações de desenvolvimento do setor no Estado e acessibilidade em espaços de lazer, além de apresentações artísticas e uma exposição fotográfica.

“Estamos no setembro verde, mês oficial de inclusão das pessoas com deficiência. O dia nacional da luta das pessoas com deficiência é 21 e o do turismo acessível, 27, então é uma excelente oportunidade para tratarmos desse assunto tão importante para nós e para a sociedade. É urgente que todos os espaços sejam já pensados ou estruturados para nos receber de maneira adequada, inclusive os de lazer, que também integram o setor de turismo”, destaca Silvanete Brandão, presidente da ABADEF.

Após o seminário, que conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, e apoio das Voluntárias Sociais da Bahia, haverá um coquetel para os presentes. Na sequência, acontece a abertura da exposição fotográfica “Turismo Acessível na Bahia”, apresentando 17 pessoas com diversos tipos de deficiência com o objetivo de desmistificar a beleza, fazendo um convite a um olhar mais humano e menos capacitista dos corpos. “A exposição conta com intérprete de Libras e audiodescrição para garantir a inclusão de todas as pessoas. Nossa proposta é levar a exposição em formato itinerante para outros espaços da cidade, municípios e estados”, finaliza Silvanete.

Confira a seguir a programação completa do evento:

9:00 Abertura 

Abertura em Cordel – Sr. Antônio Barreto

Srª. Silvanete Brandão – Presidente da ABADEF

9:30 Mesa de abertura

Drª. Giulliana Brito – Chefe de Gabinete da SETUR BAHIA;

Srº. Sidney Reis – Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – COEDE;

Drº. Júnior Magalhães – Secretário Municipal da SEMPRE- Prefeitura de Salvador 

Drº. Raimundo Nascimento – Secretário Interino da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Drº. Bruno Monteiro – Secretário Estadual de Cultura da Bahia – SECULTA BAHIA

Drº. Luiz Fernandes – Procurador do MPT 5ª Região 

Profª. Drª. Tatiana Velloso – Presidente das Voluntárias Sociais e 1ª Dama do Estado da Bahia

Drº. Mauricio Bacellar – Secretário de Turismo do Estado da Bahia – SETUR BAHIA.

10:00h – Palestra: A dimensão econômica da acessibilidade em espaços de lazer para as PcD – Profº. Dr. Milton Vasconcellos 

10:30h – Palestra sobre Turismo, Acessibilidade e Patrimônio – Profª Rosana Reis (Coordenadora de Turismo / UNEB-BA);

 11:00h – Apresentação das Ações de Desenvolvimento do Turismo Acessível na Bahia – Divaldo Gonçalves (Diretor de Regulação e Certificação dos Serviços Turísticos/SETUR-BA);

12:30 – Apresentação artística da dançarina Rutileia Campos e da performista Carol Guedes 

13:00h – Encerramento com convite para coquetel e contemplar a 1ª Exposição Fotográfica das Pessoas com Deficiência 

Sobre a ABADEF

Entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 02 de setembro de 1980.  Apresenta uma trajetória de luta pela cidadania em defesa dos direitos sociais e da inclusão das pessoas com deficiência, com destaque para assistência social, educação e saúde, na Bahia e no Brasil. Os valores da entidade incluem respeito à diversidade, excelência no que faz, inovação para crescer, direito à dignidade e comprometimento. 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *