Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Agentes culturais estão mobilizados para Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
nortedoITAPICURU2

Agentes culturais, artistas e dirigentes do setor estão mobilizados para participar, na próxima quinta-feira, 16, da Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura. O evento será em Juazeiro, no centro de Cultura João Gilberto, e terá como pauta, dentre outros assuntos, o fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura.

À frente da mobilização está o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, que tem divulgado o encontro nos territórios de identidade cultural do Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Itaparica, Semiárido Nordeste II e Piemonte da Diamantina. “Nosso público-alvo é sempre a sociedade civil. Queremos disseminar a importância do fortalecimento da gestão da Cultura e, para isso, queremos manter o diálogo com fazedores da cultura”, ponderou Ribeiro.

Entre os dias 07 e 10 de junho, o presidente percorreu cerca de 600 quilômetros nas principais cidades da região. No território do Sertão do São Francisco, agentes culturais de sete das dez cidades confirmaram presença após reuniões e entrevistas nas rádios. Um grupo cultural de Casa Nova prepara uma apresentação especial para o evento. O trabalho de mobilização foi acompanhado pelo representante territorial Alan Alves, que espera participação ativa dos agentes culturais na Sessão Plenária.

Alves acredita que o encontro marcará o fortalecimento do diálogo participativo com os gestores e agentes culturais da região no contexto de dificuldades enfrentado pelo segmento. “É preciso lutar contra o cenário conturbado no qual se encontra a Cultura do Brasil. Nesse momento de crise, o setor cultural deve enfatizar a sua relevância para o desenvolvimento do estado e do país”, escreveu.

SETORES – No território de identidade cultural de Itaparica, o presidente se reuniu na cidade de Paulo Afonso com o representante territorial Rubervânio Lima, além de artistas e a outros agentes culturais locais, como o Setorial de Música e o Ponto de Cultura da cidade.

Segundo Lima, o debate que pautou a presença do Conselho na região fortalece a luta dos articuladores de cultura, que dialogam para a implantação do Conselho Municipal de Cultura.“São ações que reforçam a luta dos dirigentes culturais e artistas de Paulo Afonso na implantação do Sistema de Cultura na cidade”, afirmou.

No município de Jeremoabo, no território de identidade cultural do Semiárido Nordeste II, o presidente do Conselho foi recebido pelo representante territorial Pedro Pereira. “É grandiosa para as comunidades a vinda do Conselho Estadual de Cultura à região. Agentes culturais de Jeremoabo estarão presentes em Juazeiro, e desde já demonstramos interesse na realização de uma Sessão Plenária também no território de Identidade Cultural do Semiárido Nordeste II”, assinalou.

No território Piemonte Norte do Itapicuru, artistas da região de Senhor do Bonfim se preparam para sair em comitiva até Juazeiro. Em reunião com o presidente do Conselho, foi discutida a necessidade de revitalização do Conselho Municipal de Cultura.  Ao término do evento, os artistas pretendem organizar uma demonstração com espadeiros, ação de forte impacto cultural no município.

PROGRAMAÇÃO – A Sessão Plenária acontece em dois turnos. Pela manhã, a partir das 9 horas, o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC), ministrará a palestra “Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática”. No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia.

SERVIÇO

O que: Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, na Rua José Petitinga, s/n.
Quando: 16 de junho, em dois turnos (9h às 12h e das 14h às 18h)
Entrada gratuita

Compartilhar:

Mais lidas