Aladilce participa de ato no Dia da Saúde e da Vigilância Sanitária em Salvador
Nesta manhã (5) em que são comemorados o Dia da Saúde e o Dia da Vigilância Sanitária, trabalhadores e apoiadores da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA foram às ruas reivindicar direitos trabalhistas ao Governo do Estado. Cartazes com o mote “pelos direitos essenciais de proteção da vida” foram erguidos junto a palavras de ordem que alertaram para as condições precarizadas de
trabalho desse segmento.
Aladilce Souza, diretora do Sindsaúde e ex-vereadora de Salvador, esteve presente no ato e comentou sobre a importância dos vigilantes de saúde. “É uma área importantíssima para a sociedade, pois é fundamental na prevenção de riscos de adoecimento, e fiscaliza produtos e serviços consumidos pela população”, comenta. “Alimentos, brinquedos, ou equipamentos como hotéis e restaurantes, passam sob a análise desses profissionais para que elementos nocivos à saúde sejam evitados”, explica.
A também professora da UFBA comentou sobre a relevância desses trabalhadores durante o último ano. “Na pandemia, foram responsáveis por fiscalizar a produção de álcool, constatando uma infinidade de fraudes, como álcool sendo produzido à 50% quando, o ideal, é 70%”, acrescenta. Apesar da atuação necessária, a área de vigilância vem sofrendo precarização na Bahia.
“É um desmonte contínuo e cada vez mais acentuado Os profissionais já reclamavam pela falta de pessoal há certo tempo. Agora, a Secretaria quer despejá-los de seu local de trabalho. Isso é motivo de protesto e alerta social. Por isso, distribuímos cartas para a população, pedindo apoio e enfatizando o papel estratégico e fundamental da vigilância para a saúde das pessoas”, finaliza. A mobilização das pautas segue pelas redes sociais.