Alexandre Herchcovitch participa do ‘Circuito de Arte e Moda’ do Salvador Shopping
Com um bate-papo sobre sua carreira e principais tendências, Alexandre Herchcovitch dá o pontapé inicial da quarta edição do Circuito de Arte e Moda do Salvador Shopping. O designer de moda aporta na Praça Central do empreendimento no dia 4 abril (terça-feira), às 19h, dividindo o palco com o artista visual Leonel Mattos, que assina a curadoria do evento. O ator Jackson Costa será o mestre de cerimônias da noite, que contará, ainda, com apresentação do Grupo Patuscada.
Após a noite de abertura, reservada para convidados, o CAM segue até 23 de abril com uma programação gratuita que promove a união entre o mundo fashion e o universo da arte contemporânea, envolvendo mais de 100 artistas das áreas de pintura, escultura, moda, fotografia e grafite. Destes, 48 farão intervenções em vitrines de lojas, que estarão exibindo as principais tendências da moda Outono-Inverno. Também participam da ação jovens do Instituto JCPM de Compromisso Social. Para ver o resultado dessa combinação, os clientes serão orientados por um mapa, que sugere um itinerário de visitação, fazendo jus ao “circuito” que dá nome ao evento.
“Estamos trazendo uma produção de artistas baianos que muitas vezes não é mostrada em nenhum museu ou galeria. O lojista cede o espaço e o artista fica à vontade para levar seu trabalho, com tema livre. Eles podem interagir com o que já tem na loja, mas também podem propor uma outra leitura. E eu tenho instigado os artistas porque a arte contemporânea é provocadora mesmo, ela cria uma reflexão”, explica Leonel Mattos, lembrando que o evento é uma oportunidade de democratização do acesso à arte.
O curador, que terá seu próprio ateliê no Shopping transformado em loja oficial do CAM, ressalta que as obras expostas estão disponíveis para aquisição, sendo que 20% do valor será revertido para a Instituição Beneficente Conceição Macedo, localizada no bairro de Pernambués.
GALERIAS ESPECIAIS – Além de expor as obras nas vitrines das lojas, durante o Circuito de Arte e Moda o Salvador Shopping ganhará nove galerias em diferentes espaços do mall. Entre os destaques está a Galeria Alexandre Herchcovitch, que ocupará a Praça Central (Piso L1) e, a partir do dia 13, será levada ao Boulevard dos Restaurantes (Piso L3) com peças do acervo do designer. Outra parada obrigatória é a Galeria de Esculturas (Piso L2), que prestará uma homenagem ao veterano Reinaldo Eckenberger, artista argentino radicado na Bahia, que tem no currículo 50 anos de carreira.
Uma das novidades do evento é a Galeria de Obras Performáticas (Boulevard dos Restaurantes – Piso L3), que mostrará o resultado do intercâmbio entre artistas visuais e estilistas. De um lado, Leonel Mattos, Bel Borba e Gustavo Moreno; do outro, Solon Diego, Néa Torquatto e a dupla Emily Dias e Vivianne Pinto, do Villô Atelier. Após um mergulho no universo criativo uns dos outros, eles apresentam ao público seis manequins com trabalhos inéditos feitos em parceria.
Sob a orientação do estilista Solon Diego, as blogueiras Mamah Vivas (@mamahvivas), Alice Prado (@alicepardoc), Letícia Santana (@borboletavintage) e Tati Sacramento (@tatisacramento_) irão montar looks com novidades das lojas participantes.
Ao circular pelo shopping, os visitantes ainda poderão ver a Galeria dos Imortais, com reproduções de obras de oito grandes nomes da arte baiana (Babalu, Fred Schaeppi, Lev Smarcevski, Renato Vianna, Rescala, Sante Scaldaferri e Carlos Barbosa) em banners aéreos e na fachada do shopping, e a Galeria dos Novos Artistas, com trabalhos de representantes da nova geração. Outras três galerias serão dedicadas a fotografia, grafite e pintura.
PRAÇA CULTURAL – Nas duas primeiras semanas, de 4 a 13 de abril, o Circuito de Arte e Moda acolhe o projeto Praça Cultural, que reúne palestras com conteúdos exclusivos, música, poesia, oficinas de estamparia, pintura ao vivo e sessão de autógrafos, na Praça Central (Piso L1). Em parceria com a EBAM (Escola Baiana de Arte & Moda), o Salvador Shopping promove bate-papos sobre temas como Conectividade e criatividade na era dos ‘influencers’; Moda, território e grafite; Moda sem gênero; e Branding, MKT e Moda.
Já a programação musical inclui apresentações de Mestre Bule Bule, Skanibais, Tati Milosevic e Grupo Insight, e A safonástica mulher lona, com Lívia Mattos. Garantem a diversão da criançada Pipoca Bacana e Bob Zoom, que se apresenta às 11h do sábado, dia 8, e é atração também do Festival Viver Bem, no domingo.
A sequência de bate-papos com a EBAM continua de 17 a 22 de abril, dessa vez no Ateliê de Leonel Mattos (Piso L2). Os interessados terão a oportunidade de conversar sobre temas como Um grande negócio – Mercado plus size e suas interfaces; Entenda melhor a China para fortalecer o negócio; A importância da escuta na moda; Jornalismo de moda; e enaltecendo sua beleza através das cores. Oficinas de patchwork e de costura completam a grade.
Todas as atividades da Praça Cultural e da loja oficial têm entrada gratuita, com vagas limitadas. Para os bate-papos e oficinas, as inscrições podem ser feitas no local, após download do aplicativo “Salvador Shopping” no smartphone (Android/IOS).
SERVIÇO – Circuito de Arte e Moda Salvador Shopping
Período: 04 a 23 de abril de 2017
Visitação: segunda a sexta das 9h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h
Entrada gratuita
Mais informações em www.salvadorshopping.com.br