Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Alice lança programa de governo com 204 propostas construídas com participação popular

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
alice_cosme_de_farias

No programa, há soluções para os principais problemas de Salvador no transporte público, na geração de empregos e no combate às desigualdades sociais

A candidata a prefeita de Salvador, Alice Portugal (PCdoB), lançou na segunda-feira (5) o seu programa de governo. Segundo Alice, o programa foi construído com amplo debate e participação popular por meio de diversos setores da sociedade civil.

O Plano de Governo foi organizado em quatro partes e traz 204 propostas distribuídas em doze temas, entre eles “gestão democrática, moderna e participativa”; “Economia: por uma política de trabalho e emprego decente, com renda para a população”, além dos temas cruciais como saúde, educação e transporte público.

“A participação popular é de extrema importância na construção de qualquer governo que pense no seu povo e respeite a democracia. Nosso programa teve esse apoio e quando for prefeita farei questão de sempre estar consultando os conselhos e as entidades da sociedade civil”, declarou.

Dentro do seu programa, são pontuados os principais problemas de Salvador, mas também as soluções e ações que serão tomadas. O foco será trabalhar em cima de cinco pilares: Inclusão social, inclusão cultural, inclusão espacial, inclusão política e inclusão simbólica.

Na educação, algumas propostas já são veiculadas na propaganda eleitoral da candidata, como a resolução do déficit de vagas de creches em Salvador com a criação de 50 mil vagas. O plano prevê ainda implantação do ensino em tempo integral em pelo menos 200 escolas municipais, para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, e a criação  do Centro Municipal de Formação Continuada  para Professores, em parceria com as Universidades.

No transporte, Alice pretende construir a primeira maternidade municipal, três linhas de BRT  (Lobato-Patamares/ Paripe – Piatã/ Lapa – Rodoviária) através do Programa  Circula Salvador. Na mobilidade, está prevista a construção da Avenida Mané Dendê, cortando de Periperi a Plataforma, desafogando a Avenida Suburbana, melhorando a vida do povo do subúrbio ferroviário. Na proposta estão inclusas obras de macrodrenagem.

Na saúde, ela vai construir cinco policlínicas oferecidas pelo governador Rui Costa e garantir  cobertura de 70% do Programa Saúde da Família. “É um programa que pensa única e exclusivamente em mudar para melhor a vida do povo de Salvador. Não há nada fantasioso, justamente porque foi construído com apoio popular e está voltado para resolver as mazelas de nossa cidade, que é uma cidade repartida ” pontuou Alice.

No quesito geração de renda, o plano estabelece  o fortalecimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), incluindo o desenvolvimento de um Aplicativo de Intermediação de Serviços Autônomos, aproximando prestadores e tomadores de serviço com garantia de segurança e qualidade.

O plano também prevê a implantação de cinco postos de atendimento e oferta de microcrédito produtivo orientado em parceria com o CrediBahia, viabilizando recursos desburocratizados e acessíveis aos pequenos empreendedores e a implantação de Equipes de Apoio aos Empreendedores Populares  em 10 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O objetivo destas equipes será  ofertar assistência técnica apropriada, qualificação, encaminhamento ao microcrédito, oferta de equipamentos, articulação de redes de colaboração e atenção sócio-assistencial.

Alice tem  sempre em seu discurso frisado a importância de criar um Centro Público de Referência em Economia Solidária, dotado de uma equipe técnica residente para atendimento aos empreendimentos nas áreas contábil, jurídica, administrativa e suporte à comercialização. O Centro Público será também responsável pela retaguarda às redes de empreendedores individuais.

O programa é uma plataforma aberta a colaboração de todos os interessados e estará disponível a partir desta terça-feira no site www.alicesim.com.br.

AGENDA ALICE / COLIGAÇÃO “SIM PARA SALVADOR”

07 de setembro de 2016 – Quarta-feira

Entrevista na Bandnews

qua, 7 de setembro, 09:10 – 10:10

Caminhada Fora Temer em Salvador

qua, 7 de setembro, 10:00 – 12:00

Caminhada 65 Federação

Concentração: Praça da Ferreira Santos – Roteiro: Ferreira Santos, Alto da Bola, Parque São Braz

qua, 7 de setembro, 15:00 – 16:00

Entrevista na Band Cidade

qua, 7 de setembro, 18:30 – 19:30

Compartilhar:

Mais lidas