Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Angola International Fashion Show, nos dias 02 e 03 de dezembro

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Carol_Barreto

Carol Barreto: Coleção Asé, protagonismo das mulheres negras. Depois de levar suas criações para algumas semana de moda, galerias de arte e outros eventos internacionais – Bogotá, Chicago, Toronto, Paris e Dakar – Carol Barreto finaliza o ano de 2016 atendendo a um convite para participar do Angola International Fashion Show. O evento acontece nos dias 02 e 03 de dezembro 2016 na cidade Luanda,Angola. O convite veio por meio da agencia de Adama Paris, mesma organizadora da Black Fashion Week Paris onde Carol Barreto desfilou a coleção Vozes em 2015.

Protagonismo das mulheres negras.

A Coleção Asè, da designer Carol Barreto explora o universo estético e religioso das mulheres negras, conformando um olhar acerca da cultura popular e as relações de gênero e raça no Brasil. O tema central da coleção está relacionado aos “sujeitos protagonistas” e grupos subalternizados” trazendo assim implicações diretas para a representação social e identidade.
A design construiu critérios de análises sobre os “saberes e fazeres” das mulheres negras apontando-os como autênticos e sugestivos para entender os assuntos sobre a cultura contemporânea. Estabelecendo assim “outras” possibilidades de significar os objetos da cultura popular, através de um discurso de legitimidade, e pertencimento.
Carol explica que: “A Coleção Asè vem para manifestar o protagonismo das mulheres negras nas religiões de matriz africana. Mulheres negras que nos espaços religiosos têm garantido o seu protagonismo e autonomia, diferentemente do lugar de subalternidade que muitas ocupam cotidianamente e que nos impõe a luta constante contra o racismo”.
Uma atitude potente que desconstrói os padrões de identidade, numa constante reinterpretação do passado no presente. Essas reinterpretações desenvolvidas por uma artista negra podem comportar “outras” compreensões sobre o conceito de cultura, diferente do que é imposto por uma história interrompida por falas estereotipadas e com dimensões pormenorizadas sobre sujeito, identidade e raça.

Na etapa de execução das peças, a estilista construiu um laboratório criativo com a também designer e pesquisadora Claudia Soares – parceira há quatro coleções – onde experimentaram as propostas conceituais elaboradas pela estilista compartilhando o processo de execução da coleção com estudantes de arte e moda num laboratório criativo, de costura e confecção. Dessa vez Carol Barreto conta com o apoio do Centro Técnico do Teatro Castro Alves por meio de cessão de espaço para trabalho da equipe de confecção das peças e todo apoio técnico para elaboração do trabalho, planejando desdobramentos do projeto no TCA.

Ancestralidade motriz.
Base forte carregada de transmissão: oralidade
Mulheres negras: força, potência, árvore
Ventre “ultra” marinho.
Espelho, pertença, cobre, caminho.

Ficha técnica da Coleção Asè.

Designer: Carol Barreto
Assessoria técnica: Cllaudia Soares
Curadoria: Juci Reis
Fotografia de Moda: Helemozão Fotopoesia
Modelos: Anita Costa, Carla Akotirene e Luma Nascimento
Beleza: Sika Caicó
Acessórios: Silvana Grappi
Produção de moda: Flow Produtora, Priscilla Bastos, Anne Edla, Sista Katia.
Locação: Teatro Castro Alves
Fashion Film: Edgar Azevedo
Fotografia documental: Cleitson Cunha
Filme documental: Luana Amaral
Assessoria de Comunicação: Doris Pinheiro
Equipe de confecção: Joice Fischer, Carla Calixto, Anne Edla, Viviane Lima, Ana Rita Ferreira, Mirella Ferreira, Lucca Milhome, Antônio Gusmão, Andreza Pires, Juliane Gomes, Mág Machado, Fátima Audislene, Sara Nascimento, Merie Souza, Tatiane Flamengark, Rogério Teodoro, Priscila Bastos, Nanci Meire.
Trilha Sonora do desfile: assinada por Laila Rosa com o Projeto Rum Alagbé do Ilê Iyá Omin Axé Iyá Massê – Terreiro do Gantois.
Direção musical da percussão e Gã – Iuri passos
Atabaques: Brenda Silva, Adeline Seixas e Daniela Penna
Efeitos: Brenda Silva, Adeline Seixas, Daniela Penna, Davi Penna Lins, Gabriel Penna Lins, Alexandre Lins e Iuri Passos
Vozes: Adriana Gabriela, Laila Rosa, Brenda Silva, Adeline Seixas e Daniela Penna
Violino elétrico, voz, direção musical e trilha: Laila Rosa
Sanfona: Jelber Oliveira
Técnico de som: Alexandre Lins
Apoio: Centro Técnico do Teatro Castro Alves, Harmonipan Studio, Flotar Programa, Adama Paris Fashion Agency, Angola International Fashion Show
Campanha gráfica: Flotar Programa- Ben Cohen
Agradecimentos: Equipe do Centro Técnico do TCA, VM Atelier, Coletivo de Entidades Negras – CEN.

E-mail: demodee@gmail.com

Instagram: @carolbarretocob @modativismo

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *