Aquilomba – Seminário de Cinema Negra do Nordeste está com inscrições abertas
De 8 a 20 de fevereiro estão abertas as inscrições para a primeira edição do Aquilomba – Seminário de Cinema Negra do Nordeste, uma realização da Tarrafa Produtora e da EMORIÔ – Escola Livre de Audiovisual em Pernambuco. O evento, que será gratuito e online, contará com a presença de mulheres profissionais do audiovisual de todo o Nordeste compartilhando suas experiências sobre todas as etapas da produção audiovisual, da pesquisa do roteiro, produção executiva, som, distribuição, até temáticas como corpos, diversidade e questões étnicas.
As atividades são voltadas para mulheres negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIAP+ e a inscrição pode ser realizada através do preenchimento de formulário digital, disponível no link: http://bit.ly/inscricoesaquilomba. O seminário será realizado entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março e, para além das conversas, contará com duas oficinas: O Cinema e O Espelho: Experiências, Olhares e Registro, com Everlane Moraes e Afroperspectiva no Audiovisual, com Karla Fagundes. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas por meio de formulário digital disponível no link: http://bit.ly/aquilombaoficinas
O Aquilomba tem como objetivo principal impulsionar o acesso de mulheres de origens múltiplas a espaços diversos no mercado do audiovisual local e brasileiro. “O audiovisual brasileiro e o nordestino, principalmente, ainda é essa estrutura muito branca, elitista e masculina”, pontua Anna Andrade, uma das realizadoras do seminário. Ela destaca a falta de espaços de troca e formação para esse mercado, principalmente para as mulheres negras. “Quando pensamos no audiovisual negro feminino brasileiro, os nomes com mais destaque ainda estão no eixo Rio-SP, mas sabemos que somos muitas mulheres produzindo no Nordeste”, afirma Anna.
A ideia do Aquilomba é criar esse espaço de troca e conhecimento para que cada vez mais mulheres negras, indígenas e LGBTQIAP+ possam se inserir no mercado audiovisual. “Queremos criar uma rede de afeto e de aquilombamento para que a gente, a partir do seminário, possa fortalecer essa estrutura de uma maneira mais ampla, mais inclusiva, para que a gente saiba quem somos, para que a gente possa começar a se indicar pros trabalhos, fazer trabalhos juntas. Acho que esse é o nosso maior desejo”, explica Anna.
O Seminário terá carga horária de 44h e todas as participantes receberão certificado. Para garantir a democratização e descentralização do acesso, 40% das vagas serão destinadas a mulheres residentes fora da RMR, 30% a mulheres residentes na RMR, e 30% a mulheres de outras regiões do Brasil, priorizando inscrições do Nordeste. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário digital, disponível no link: http://bit.ly/inscricoesaquilomba. As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do link:http://bit.ly/aquilombaoficinas
Redes sociais do seminário:
https://www.instagram.com/aquilomba_/
https://www.facebook.com/Aquilomba-Semin%C3%A1rio-de-Cinema-Negra-no-Nordeste-175642050768353
Programação
28.02 (domingo)
Tarde – 17h às 19h
Mesa de abertura – Os desafios do cinema negro no Nordeste | Cynthia Falcão (PE) / Marla Silveira (MA) / Milena Rocha (PI)
Transmissão aberta
01.03 (segunda)
Manhã – 9h às 12h
Oficina O Cinema E O Espelho:Experiências, Olhares E Registro | Everlane Moraes
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 1 – Pesquisa e Roteiro Cinematográfico | Josy Macedo (CE) / Naya Lopes (PE) / Milena dos Anjos
(BA)
Noite – 19h às 21h
Mesa de conversa 2 – O Cinema Negro Dirigido por Mulheres | Grenda Costa (CE) / Tila Chitunda (PE) / Carmen Kennoly (PI)
02.03 (terça)
Manhã – 9h às 12h
Oficina O Cinema E O Espelho: Experiências, Olhares E Registro | Everlane Moraes
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 3 – Protagonismo Negra Por Trás das Câmeras | Rafaela Gonçalves (MA) / Erlania Nascimento (PE) / Amanda Môa (AL)
Noite – 19h às 21h
Mesa de conversa 4 – Preparação de Elenco e Atuação | Lalá Vieira (PE) / Alice Carvalho (RN) / Tainah Paes (BA)
03.03 (quarta)
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 5 – Artes Visuais e Direção de Arte | Lia Letícia (PE) / Lídia dos Anjos (CE) / Letícia Barros (PE)
Noite – 19h às 21h
Direito ao Trabalho | Daiane Rosário (BA) / Keyci Martins (MA) / Luly Pinheiro (CE) Transmissão aberta
04.03 (quinta)
Manhã – 9h às 12h
Oficina – Afroperspectiva no Áudiovisual – Karla Fagundes
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 6 – O Som no Audiovisual Feminino Negro | Priscila Nascimento (PE) / Marina Reis (BA) / Tatiana Ferreira (CE)
Noite – 19h às 21h
Mesa de conversa 7 – Produção e Produção Executiva | Bruna Tavares (PE) / Danielle Valentim (PE) / Rubian Melo (BA)
05.03 (sexta)
Manhã – 9h às 12h
Oficina – Afroperspectiva no Áudiovisual – Karla Fagundes
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 8 – Representatividade Negra na Animação | Kalor Pacheco (PE) / Cíntia Maria (BA) / Pâmela Peregrino (BA)
Noite – 19h às 21h
Mesa de conversa 9 – Crítica, Curadoria e Distribuição | Anna Andrade (PE) / Rayanne Layssa (PE) / Luciana Oliveira (SE) / Vitória Liz (PE)
06.03 (sábado)
Tarde – 16h às 18h
Mesa de conversa 10 – Corpos e Diversidade – Day Santos (PE) / Rosa Fernanda (PE) / Mariana Souza (PE) / Mylla Fox (CE)
Noite – 19h às 21h
Encerramento – Aquilombar é Ocupar: Reconexão com a ancestralidade para atuação no presente | Stéphanie Moreira (RN) / Graciela Guarani (PE) / Karla Fagundes (PE) / Carine Fiúza (PB) / Micaele Xucuru (PE)
Transmissão aberta
EMORIÔ – A Escola Livre de Audiovisual nasce de um desassossego coletivo de 4 amigos que sentem o cinema não apenas como uma mera ferramenta de produção de imagem, mas sim como uma forma de criação de novas e outras maneiras de existir no mundo.
A partir disto a escola nasce em meio à um momento caótico do mundo exatamente por enxergarmos a necessidade de construção de um território de formação e afetos que seja acessível para todas as pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso a cursos universitários ou espaços de formação voltados para o audiovisual.
