ÀROKÒ reúne moda, dança e performance em mostra de moda baiana no Espaço Cultural da Barroquinha
No dia 20 de agosto, às 17h, o evento apresenta coleções inéditas de Kriaçã1, Lustosa e Rondina em um desfile que une diferentes linguagens artísticas
No dia 20 de agosto, às 17h, o Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, recebe a primeira edição do ÀROKÒ: Mostra de Moda Baiana, evento que reúne desfile de moda, dança e performance em uma experiência que apresenta diferentes possibilidades de expressão através do corpo, do movimento e do vestuário.
A mostra apresenta coleções inéditas das marcas baianas Kriaçã1, Lustosa e Rondina, colocando em evidência diferentes estéticas, processos criativos e perspectivas da moda produzida no estado.
Mais do que apresentar peças em uma passarela convencional, o ÀROKÒ propõe pensar a moda como linguagem, identidade e manifestação cultural. Durante o desfile, roupas, corpos, movimentos e elementos performáticos se encontram para construir uma apresentação em que moda e outras linguagens artísticas compartilham o mesmo espaço.
O nome ÀROKÒ inspira-se em um sistema tradicional Yorùbá de comunicação não verbal, no qual objetos, cores e diferentes arranjos são utilizados para transmitir mensagens. Na mostra, essa ideia é incorporada à forma de pensar o desfile: cada elemento apresentado em cena — do vestuário à movimentação dos modelos e performers — participa da construção da narrativa.
A proposta busca ampliar a visibilidade da moda autoral produzida na Bahia, aproximando criadores, profissionais do setor e público em uma experiência dedicada à criatividade e às diferentes formas de fazer moda em Salvador.
Participam desta primeira edição Lustosa (@lustosa.cria), Kriaçã1 (@kriassaum) e Rondina (@rondiina_).
A Lustosa trabalha principalmente com técnicas manuais e experimentações têxteis, tendo o crochê como um dos elementos centrais de sua linguagem criativa.
A Kriaçã1 desenvolve uma produção marcada pela estamparia autoral e pela relação entre moda, cultura e comunicação, utilizando textos, imagens e elementos gráficos como parte da construção das peças.
Já a Rondina apresenta criações que dialogam com identidade, conforto e liberdade, construindo uma estética própria a partir de referências, vivências e experimentações do cotidiano baiano.
Juntas, as três marcas apresentam diferentes caminhos dentro da produção contemporânea de moda e evidenciam a diversidade estética e criativa presente na cena baiana.
Idealizada por Maria Eduarda Gomes, graduanda em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a mostra nasce como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e se desenvolve como uma iniciativa voltada à valorização e à circulação da produção de moda local.
O ÀROKÒ transforma o desfile em ponto de encontro entre moda, dança, performance e estilo, criando uma experiência em que as coleções ultrapassam a apresentação das roupas e passam a compor uma narrativa visual e corporal dentro do Espaço Cultural da Barroquinha.
A ÀROKÒ: Mostra de Moda Baiana é uma realização da CA Produções Artísticas, com apoio da Fundação Gregório de Mattos e da Vry Company.
Serviço
ÀROKÒ: Mostra de Moda Baiana
Data: 20 de agosto de 2026
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha – Rua do Couro, s/nº, Centro, Salvador – BA,
