Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Arte das pipas invade Palacete das Artes neste domingo (19)

2 minutos de leituraModo Leitura
BolhasdeSabo_AntonioChequer

Quem nunca soltou ou viu uma pipa pairar no céu? Essa brincadeira faz parte da vida de muitas crianças e adolescentes. Por isso, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer traz o objeto voador como tema da sua oficina infantil deste domingo (19), a partir das 15h, no Palacete das Artes (Graça).

A oficina será ministrada pelo Coletivo Repare e Adailton Nunes e tem por finalidade apresentar ao público infanto-juvenil essa arte milenar, de forma lúdica, poética e transportada para os dias atuais. A ideia é estabelecer um contato com o trabalho manual, com os diversos modelos, cores e formatos de arraia, além de alertar para as medidas de segurança na prática da atividade.

Usadas há muitos séculos, as pipas, que hoje funcionam principalmente para a diversão, já foram instrumentos de defesa, objeto artístico e de ornamentação, passeando, assim, entre o lúdico e o militarismo. Originado na China, o artefato tem uma história cheia de mitos, símbolos e magia, que promete encantar o público infanto-juvenil.

A exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer reúne mais de mil e trezentos objetos utilizados desde a infância de antigamente, coletados nos últimos 30 anos entre os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.

O projeto é uma idealização e realização da Trevo Produções, com apoio financeiro do Governo da Bahia (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), por meio do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS INFANTIS:

19/06 -? OFICINA DE ARRAIAS?

26/06 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS “ESSA TOALHA TEM ESTÓRIA” COM SÁLUA CHEQUER E IGOR REIS

* ?Entrada gratuita com vagas sujeitas à lotação do espaço

SERVIÇO:

O que: Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer

Onde: Palacete das Artes, Rua da Graça, em Salvador

Visitação: Até 26 de junho

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 14h às 19h.

Foto: Antonio Chequer

Compartilhar:

Mais lidas