Artista baiano Enio lança o single “Fique Bem” e prepara o público para seu novo álbum IXI
Com certeza as produções de Enio Nogueira, ou simplesmente Enio, devem tocar na playlist que você adora. Artista atuante no cenário contemporâneo, coleciona experiências exitosas da música baiana que conquista o Brasil e o mundo. Entre elas se destaca a elogiada direção musical do Festival Afropunk Bahia 2021, onde assumiu a responsabilidade de dirigir e produzir shows em formatos inéditos de artistas como Mano Brown, Tássia Reis, Luedji Luna, Margareth Menezes, Duo Yoún, acompanhados pela sua banda |X|.
Na sua história recente ainda se destacam a produção musical do show da artista Larissa Luz, produção e direção musical do projeto AYABASS ( encontro das cantoras Luedji Luna , Xênia França e Larissa Luz), além de acompanhar como guitarrista projetos musicais como a banda baiana IFÁ Afrobeat e do pianista Zé Manoel, indicado ao Grammy Latino 2021.
Nesse perfil multifacetado, chegou o momento do Artista Enio assumir o protagonismo para apresentar seu novo álbum intitulado IXI (se pronuncia ixi). A primeira música que chega ao público em 11 fevereiro de 2022 é o single “Fique Bem”, com a participação do rapper nigeriano Teekay tha Newborn e poesia visual do artista Rafael Ramos. O single é o prelúdio do que está por vir no álbum, que marca a nova fase do artista. O som é POP eletrônico e dançante, passeando por diversas influências rítmicas com liberdade, Enio traça novos horizontes sem romper com o conceito híbrido – como costuma chamar a fusão inusitada de sua bagagem musical, sem se prender a rótulos.
|X| é um projeto que tem seu propósito na celebração do encontro, no diálogo entre vanguarda e tradição. O projeto busca a construção do ELO REAL entre as pessoas, e assim criar sentidos diferenciados de fruição e consumo da música, fazendo a diferença no mundo com excesso de informações e carência de vínculos.
O álbum completo está previsto para ser lançado em maio de 2022 e exalta os encontros capitaneados por Enio, reunindo artistas que fazem parte do cenário contemporâneo da Bahia, como Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, o grupo Attooxxa, o rapper Hiran, a cantora Nêssa e Mateus Aleluia. É um encontro de gerações, entre griôs que entregam saberia e abençoam a nova cena que surge e aprende com o passado a traçarem seu futuro. O resultado culminou no registro de 9 faixas autorais, mas que não se resumem apenas à música e abrem frentes subsequentes de vídeo, design, moda e eletrônica, somando ao projeto múltiplas linguagens artísticas e formas originais e estratégicas de lançamento.
Breve Histórico
Os trabalhos autorais do Enio Híbrido começam com seu primeiro disco “Unidade Móvel” (2006), do antigo projeto Enio e a Maloca, quando foi destaque do pop rock baiano à época, o que abriu caminhos para circular nos principais palcos e festivais da Bahia, como SESC, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves e o Festival de Verão. Em 2014, já assinando como Enio, lança o álbum “Axé” que foi produzido em parceria com grandes produtores nacionais, entre eles Jr. Tolstói e ainda conta com a participação de baianos ilustres como Letieres Leite. Utilizando ferramentas da música eletrônica, passou a testar novos formatos de apresentação do repertório onde, sem o acompanhamento de banda, criava ao vivo as camadas sonoras e construía a música sozinho diante da plateia. Com suas peripécias musicais, conquistou o Prêmio Caymmi de Música em 2014 e foi convidado para se apresentar no TEDx Talk de 2016.
Ouça aqui: https://bfan.link/fique-bem