Artista visual Pedro Magalhães comemora cinco anos do projeto Pendurado no Firmamento com exposição especial
Uma legião de 18 mil fãs pelo mundo é apenas um dos motivos para celebrar os cinco anos da página Pendurado no Firmamento, que no próximo dia 03 de março (sábado), a partir das 17h, realiza uma grande exposição com direito a projeções, lambes e show performático da Drag Queen Rosa Morena, no Velho Espanha Bar e Cultura (Barris).
Criado pelo artista visual autodidata Pedro Magalhães, o espaço virtual reúne milhares de ilustrações digitais, que se tornaram conhecidas nas redes sociais e fora delas devido à irreverência de suas interpretações. No aniversário de cinco anos do Pendurado, estarão expostas os desenhos mais populares, com destaque para aqueles que abordam temáticas necessárias à sociedade, como os Direitos Humanos e as liberdades individuais.
O projeto começou quando Pedro, que é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, começou a desenhar para se distrair, postando imediatamente suas ilustrações digitais nas redes sociais. Esse foi o ponto de partida para atrair milhares de seguidores que se identificam com as interpretações sagazes do artista sobre a MPB, reflexões sobre a língua portuguesa, fechação e a vida cotidiana.
As ilustrações são feitas a partir de uma técnica apelidada por Pedro de “dedo sobre tablet”, na qual se refletem questionamentos atuais pertinentes a reflexões acerca da contemporânea, e sobre o fazer artístico e suas possibilidades. “O ‘Artivismo’ ganhou força e importantes aliados com o surgimento de novas tecnologias de produção das mais diversas linguagens artísticas. Estamos observando um momento único no que se refere à concepção e difusão de arte, que inclui ferramentas simples como celulares e tablets”.
A comemoração dos cinco anos do Pendurado do Firmamento será marcada pelo show performático da Drag Queen Rosa Morena – que é musa da página. Rosa revela que está montando um repertório especial para o aniversário e promete uma imersão em ritmos consagrados pela MPB, além de um afiado stand-up, sua marca registrada.
Centenário – A ponto de completar 100 anos de existência, o Bar Velho Espanha, localizado em frente à Biblioteca Pública dos Barris, é ponto de encontro tradicional do Centro Antigo, sendo referência na valorização da cultura boêmia daquela região. Sob nova direção há alguns meses, vem se destacando também como importante difusor de conhecimento e cultura da cidade de Salvador.
Fonte:
Pedro Magalhães, artista visual: 71 9 9246-8132