Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Artistas baianas abrem evento do mês da Consciência Negra no Rio Grande do Sul

3 minutos de leituraModo Leitura
Artistas_baianas

As cantoras e atrizes baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa participam de atividades comemorativas ao mês da Consciência Negra em Porto Alegre.

Na próxima quinta-feira, 26, as artistas irão se unir as atrizes gaúchas Vera Lopes e Glau Barros para apresentarem o espetáculo  teatral “Minas de Conceição Evaristo” no Centro Cultural Érico Veríssimo CEEE. No palco, encenam poesias musicadas da escritora mineira Conceição Evaristo. Com a proposta de apresentar sotaques brasileiros, passando pelo gaúcho, mineiro e baiano, o elenco busca conectar costumes regionais e levar ao palco diferentes culturas genuinamente brasileiras.

A convite do Programa de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e de Raça (CRDH/NUPSEX), o grupo irá fazer a abertura do mês da Consciência Negra, que começa na próxima quinta-feira e se estende por todo o mês de novembro. Além da apresentação teatral do espetáculo “Minas de Conceição Evaristo”, as atrizes irão ministras as oficinas de pandeiro e percussão baiana, e a oficina versos no palco: poesia negra e sua multiplicidade, na sexta-feira, 27, no turno da tarde. Ainda na sexta-feira, porém à noite, haverá a Conferência de abertura do Novembro Negro da UFRGS com tema “Negro no Teatro Brasileiro” com as atrizes e cantoras Alexandra Pessoa, Emillie Lapa, Glau Barros, a atriz Vera Lopes, o diretor teatral Jessé Oliveira e o historiador Marcus Vinicius que fará a mediação do debate.

Desta forma, a relação entre as regiões sul e nordeste do país, junto aos seus agentes atuadores, tem a proposta de abrir um diálogo e possibilitar intercâmbios, troca de vivências e experiências entre essas culturas diferentes que lutam e celebram a mesma causa.

 

 

SERVIÇO

O Quê: Espetáculo “Minas de Conceição Evaristo” com as atrizes e cantoras baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa junto das atrizes Glau Barros e Vera Lopes

Onde: Centro Cultural Érico Veríssimo CEEE (Rua Andradas – Centro de Porto Alegre/RS)

Quando: 26 de outubro de 2017 (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Valor: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

 

O Quê: Oficina de Pandeiro com Emillie Lapa e Oficina de Percussão Baiana com Alexandra Pessoa

Quando: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira)

Onde: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Horário: 13h às 15h

Valor: Entrada Franca aberta ao público.  No máximo 20 participantes.

 

O Quê: Oficina Versos no Palco: Poesia Negra e sua Multiplicidade com Vera Lopes

Quando: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira)

Onde: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Horário: 15h às 17h

Valor: Entrada Franca aberta ao público. No máximo 20 participantes.

 

O Quê: Conferência de abertura do Novembro Negro da UFRGS – CRDH/NUPSEX com o tema “Negro no Teatro Brasileiro” com as atrizes e cantoras baianas Emillie Lapa e Alexandra Pessoa, com as atrizes gaúchas Glau Barros e Vera Lopes, com o diretor teatral Jessé Oliveira e mediação do historiador Marcus Vinicius

Quando: 27 de outubro de 2017 (sexta-feira)

Onde: Centro de Referência do Negro (Av. Ipiranga, 311 – Porto Alegre/RS)

Horário: 18h às 21h

Valor: Entrada Franca

Compartilhar:

Mais lidas