Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Associação Pracatum apresenta aulas de percussão no YouTube

2 minutos de leituraModo Leitura
Associao_Pracatum__Percussao

De 20 de maio a 10 de junho, a Pracatum lança série com quatro aulas de percussão, uma a cada semana, no canal da Associação Pracatum Ação Social no YouTube. As aulas contemplam conteúdo teórico e prático a partir do estudo de novas possibilidades de tocar e interpretar os ritmos por meio da inspiração e referência das claves originais do Kabila, Avamunha, Aguerê e o Batá.

O Candeal Percussivo ensina e compartilha, numa abordagem pedagógica, a adaptação das claves e, a partir dessa clave adaptada, é iniciado um processo criativo de instrumentação com a percussão presente na paisagem sonora do Candeal.

A paisagem sonora do Candeal, sempre esteve marcada pela música percussiva e é uma das mais importantes expressões das matrizes africanas que deram origem ao bairro. No início da década de 80, essa musicalidade ganhou contornos mais definidos, através do movimento percussivo Vai Quem Vem, liderado pelo artista Carlinhos Brown. A reflexão sobre esses conhecimentos, tem sido muito relevante para a comunidade e impulsiona a Pracatum a organizar esse laboratório de saberes percussivos. Não somente para estudar, sistematizar e aprender esse legado, mas também para seguir avançando no sentido de contribuir para o desenvolvimento e expansão da música afro-brasileira.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Aulas do Projeto Candeal Percussivo
Onde: Canal da Associação Pracatum no YouTube
Horário: 18h

Cronograma:

20.05 – “Ritmo referência: Kabila”
27.05 – “Ritmo referência: Avamunha”
03.06 – “Ritmo referência: Aguerê”
10.06 – “Ritmo referência: Batá”

Compartilhar:

Mais lidas