Atriz gaúcha faz leitura dramática no 1º FNAC em Salvador
A leitura dramática da peça “Tenho Medo de Monólogo”, do autor paulista Cuti Silva será encenada nessa quinta-feira (16) pela atriz gaúcha Vera Lopes, dentro da programação do 1º Fórum Negro de Artes Cênicas. O evento que, iniciou na segunda-feira e permanece até sexta-feira no Teatro Martim Gonçalves, na UFBA, tem o objetivo de discutir a inserção efetiva da referenciais da cultura negra no ensino, pesquisa e formação nos âmbitos da graduação, pós graduação e extensão.
“Tenho Medo de Monólogo” traz para cena uma mulher negra que narra sua trajetória de luta para criar dois filhos adotivos e, diante do desaparecimento de um deles, toma atitude desesperada que, embora redunde em confinamento, acaba levando-a a um encontro amoroso inusitado e à possibilidade de retomar um antigo amor. A trama percorre os caminhos da maternidade, solidão, abandono, tragédia pessoal, loucura e um possível novo amor. Entre idas e vindas, a história é desvendada num tradicional fluxo de pensamentos de uma estrutura narrativa que leva para um final surpreendente.
Vera Lopes é atriz com atuação em teatro, cinema, recitais poético-musicais, comerciais, etc. Estreou no teatro no ano de 1978 no espetáculo “Pulo do Gato” direção de Décio Antunes. É uma das fundadoras do Grupo de teatro Caixa-Preta com o qual atuou em “Transegun” e “Hamlet Sincrético”, direção Jessé Oliveira. No cinema gaúcho, teve sua estréia no premiadíssimo curta “O Dia em que Dorival encarou a Guarda” no ano de 1986. Participou nos longas – igualmente premiados – “Neto Perde sua Alma” – Beto Souza e Tabajara Ruas/1998 e “Neto e o Domador de Cavalos” – Tabajara Ruas/2005. Foi protagonista no curta “Antes que Chova” direção: Daniel Marvel/2009 e, participou ainda de: Tolerância – Carlos Gerbaze/2000; “Da Colônia Africana a Cidade Negra” – Paulo Ricardo de Moraes; “Brasil um Eterno Quilombo” – Julio Ferreira/2006; “Sou” de Andréia Vigo/2010 e “Gosto” de Patsy Cecato/2011. Roteirizou e atuou nos espetáculos: Batuque tuque tuque, Minas de Conceição Evaristo, Quadros. Vive em Salvador/BA e tem como foco atuar com expressões artísticas baseadas na cultura negra.
SERVIÇO
O Quê: “Tenho Medo de Monólogo” no 1º Fórum Negro de Artes Cênicas
Quando: 16.02.2017 (quinta-feira)
Onde: Teatro Martim Gonçalves, na UFBA
Horário: 18horas
Classificação: Livre
Entrada Franca
Contato: (71) 986735912