Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Banda Casapronta lança novo EP com canções inéditas

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Banda_Casapronta_lana_novo_EP_com_canes_inditas

O novo EP da banda Casapronta estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir desta sexta-feira, 29 de outubro.  O disco que contempla 6 canções, duas delas inéditas, foi fruto de um financiamento coletivo e tem parceria com o selo Banana Atômica. “Amor” também é nome do primeiro single lançado oficialmente no Dia dos Namorados, em junho desse ano.

O disco tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box. Também fizeram parte do disco os músicos Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo) e Robson Souza (bateria).

De acordo com o artista e vocalista da banda, Pablues, o EP é uma grande reunião de “som de preto”, já que reúne reggae, rock, samba, blues. Todos os estilos musicais marcados por terem como protagonistas e criadores, pessoas pretas. O EP traz duas canções inéditas. ‘Velho Bob’, primeira composição da banda e só agora gravada com um rico arranjo instrumental e o reggae ‘A PLANTA’, que fala sobre a importância das plantas sagradas que a ancestralidade ensina, tendo como inspiração, a “Comigo Ninguém Pode”, muito utilizada nas portas das casas.

“Nesse EP tem de tudo um pouco. Rock de Seattle “deFeirenseado”, rock de preto com samba de terreiro, blues-jazz-folk-fusion, e reggae. Se você notar são todas canções de Preto. Como sempre buscamos afirmar a música “black” em tudo o que fazemos. As canções do EP falam de amor, cada uma à sua maneira. O amor próprio que devemos manter vivo pra ajudar a superar situações adversas, o amor pela fé na espiritualidade e religiosidade, que é uma marca nossa, e amor por poder amar livremente, quem quer que seja.  A pandemia “bateu forte” na gente e nasceram muitas composições”, explica Pablues.

Como grande marca dessa reafirmação de suas raízes e cores, o Casapronta abre o disco com a canção “Devoção”, lançada em setembro deste ano, em que celebra a divindade do iorubá e do jejê, Exu.  “Exu é vida, Exu é amor, Exu é o ar que respiramos. Falar de Exu é muita responsabilidade e ainda causa muita polêmica. A nossa proposta foi trazer uma discussão contra o racismo, intolerância religiosa e mais uma vez afirmar que Exu não é diabo. ‘Devoção’ é nosso ‘pé na porta’ em favor de você cultuar quem você queira. Liberdade e resistência. Respeito e amor, são palavras chave pra uma sociedade viver em harmonia”, ressalta o músico.

“Amor”, o EP, tem produção de Pablues Casapronta, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Netuno, em Feira de Santana, entre abril e maio de 2021, com o técnico Paulo Victor, exceto as faixas  “Um convite pra vida” gravada em janeiro de 2021 e “O Grito” gravada, mixada e masterizada em outubro de 2020, no Estúdio Greta, em Salvador por Silvio de Carvalho.

Sobre o nome do disco

“Como vínhamos falando dessa necessidade de pôr em prática muito do que apenas falamos da boca pra fora, inclusive sobre respeito e amor, resolvemos usar o mesmo nome para o EP.  A canção ‘Amor’ foi composta este ano, na sala de casa, em um bate papo sobre como Belchior e o Nirvana têm influências em nossas vidas. A canção tem citações diretas do grunge da turma do Cobain, onde usamos equipamentos que eles usavam, quanto de Belch, na letra, citando ‘Sujeito de sorte’. ‘Amor’ é uma contradição das boas: tem o peso e a velocidade de um rock visceral, cru e direto, aliado a uma poesia simples e doce. Ao final da canção, vocês podem ouvir as declarações de amor que nossos amigos e amigas colaborares fizeram e nos enviaram.  Ao mesmo tempo, essa canção é uma declaração de amor. Me considero um sujeito de sorte”, conta Pablues Casapronta, revelando as referências para a canção que deu nome ao disco.

Mais sobre Casaponta

https://www.youtube.com/watch?v=IIfKDVzPRZ0

Redes Sociais

https://www.instagram.com/casaprontafolk/

https://www.youtube.com/channel/UCLd2nS8Vxdq2sxz-_fewniQ

https://www.facebook.com/pabluescasapronta

Mais sobre Banana Atômica

Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor no cenário cultural baiano, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no Estado da Bahia.

Serviço

O que? Lançamento da EP “AMOR”

Quando? 29  de outubro de 2021

Onde?  Plataformas digitais Spotfy, Deezer, Tidal, Youtube, Google play, BandCamp, AmazonMusic

https://linkfly.to/casapronta

Compartilhar:

Mais lidas